Nós, jovens quilombolas de diferentes estados e regiões do Brasil, somos de territórios diferentes, culturas diferentes, gostos, e até mesmo linguagens pouco parecidas. [...] Conversando, percebemos que independente da região, ou do estado de onde viemos, temos em comum a solidariedade [...], a vontade de superação das desigualdades em nossas comunidades e municípios, a alegria e fé na ação e a força de quem sabe de onde veio.
Os quilombos são espaços de relações sociais próprias e, em muitos casos, familiares, tradicionais e dinâmicas, composta por população negra, afrodescendente e agregados. Os quilombos são espaços de interação e de familiaridade. Somos todos meio parentes. “Tios e Tias”, madrinhas e padrinhos, primos e parentes em comum. [...]
De acordo com esse texto, a ligação entre os jovens quilombolas de diferentes regiões do Brasil é estabelecida a partir da
condição econômica de seus membros.
herança de tradições ancestrais.
influência de ideais políticos.
proteção desse costume pelo governo.
relação de caráter comercial.
Respostas
A ligação entre os jovens quilombolas de diferentes regiões do Brasil ocorre por meio da herança de tradições ancestrais. Alternativa B.
Por que os jovens quilombolas são unidos?
O texto relata que os jovens quilombolas criaram diferenciações históricas, inclusive em termos culturais e econômicos, porém, quando se reencontram se sentem como familiares devido ao histórico de servidão e resistência que os une.
Essa força ancestral advém dos escravos, seus antecessores, que movidos pelo sentimento de libertação deixaram as fazendas e demais locais onde viviam como cativos e traçaram movimentações arriscadas, estabelecendo-se em locais comunitários, como morros e no interior das florestas, seguindo, assim, seus ideais de vida e de liberdade hoje desfrutados pelos quilombolas.
Aprenda mais sobre os quilombos: brainly.com.br/tarefa/30806278
#SPJ2