Passeata dos Cem Mil, 50 anos: Eva Wilma e Zuenir Ventura relembram momentos marcantes Passeata dos Cem Mil completa 50 anos. Jornalista e autor do livro '1968 – o ano que não terminou' resgata momentos marcantes do evento que parou o Centro do Rio de Janeiro. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Tônia Carrero, Eva Wilma, Milton Nascimento, Zuenir Ventura, Clarice Lispector, Fernando Gabeira... e mais cem mil. Há 50 anos, milhares de pessoas marchavam pelas ruas do Centro do Rio com gritos de guerra [...]. Escrevia-se, então, um capítulo da história do Brasil, a Passeata dos Cem Mil. Exato meio século depois, o G1 falou com dois dos manifestantes que estiveram lá: o jornalista Zuenir Ventura e a atriz Eva Wilma. Eles relembram particularidades do protesto, como as diferenças da organização para as manifestações atuais e a importância histórica do ato em si. Disponível em Acesso em 10, out. 2021. Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I- A grande imprensa manifestava sua aprovação com o regime por meio dos jornais - que já podiam manifestar suas opiniões em 1968, como por exempo O Estado de São Paulo, Correio da Manhã e Jornal do Brasil. PORQUE II- Todo esse movimento organizado entre 1966 e 1968 em torno de uma aceitação ao governo que se instalara em 1964 refletiu em uma mobilização que reuniu os vários setores da sociedade em uma passeata realizada no dia 25 de junho de 1969, conhecida como Passeata dos Cem Mil. A respeito dessas asserções, considere a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A
Respostas
Em relação ao contexto da Passeata dos Cem Mil, deve-se assinalar a Alternativa 3, pois a proposição I é verdadeira, enquanto a proposição II é falsa.
Compreendendo o contexto da Passeata dos Cem Mil
I - Verdadeira. Hoje, sabe-se que os veículos da grande imprensa manifestavam sua aprovação ao regime ditatorial militar, mesmo antes da instauração do AI-5 no final de 1968, meses após a Passeata dos Cem Mil.
II - Falsa. O contexto descrito sobre a mobilização em si não é errado, mas a data está incorreta. A Passeata dos Cem Mil ocorreu em 26 de junho de 1968.
Saiba mais sobre a ditadura militar em https://brainly.com.br/tarefa/53760975
#SPJ1
Resposta: Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Asserção 1. A grande impressa também manisfestava sua DESAPROVAÇÃO com o regime por meio dos jornais - que ainda podiam manisfestar suas opiniões.
Asserção 2. Todo esse movimento organizado entre 1966 e1968 em torno de uma CRÍTICA ao governo que se instalara em 1964...
Páginas 236 e 237 livro.