Redação sobre
Discuta sobre a faixa normal do pH sanguíneo e os fatores que podem causar alterações nesses níveis.
2) Comente sobre as diferenças entre a acidose e alcalose respiratória, e acidose e alcalose metabólica.
3) Descreva os mecanismos de compensação dos distúrbios acidobásico simples do pH sanguíneo, envolvendo acidose e alcalose respiratória, e acidose e alcalose metabólica.
Respostas
1) O pH normal para o sangue fica levemente acima de 7, geralmente na faixa dos 7,3 a 7,4. A escala pH é utilizada para avaliar quimicamente se um composto é alcalino (uma base) ou ácido. A escala vai de 0 a 14. O 7 é neutro. Os valores superiores são alcalinos, os inferiores são ácidos.
Diferentes condições podem alterar o pH sanguíneo:
- Diabete.
- Desnutrição.
- Quadros respiratórios como bronquite.
2) A acidose e alcalose respiratórias estão ligadas ao acúmulo ou diminuição de CO2 no sangue, por hiperventilação ou problema na respiração:
- A acidose ocorre quando o pH do sangue baixa (fica mais ácido), porque há excesso de CO2, que se combina com água e forma ácido carbônico.
- A alcalose acontece quando há pouco CO2 no corpo. O pH do sangue aumenta.
Já a acidose e alcalose metabólicas acontecem por causas não respiratórias, podendo incluir perda de nutrientes que provoquem mudança no pH sanguíneo. Doenças renais e até vômitos podem induzir a condição.
- A acidose metabólica é quando o pH está baixo (o sangue está mais ácido).
- A alcalose metabólica é quando o pH sobe (sangue mais alcalino).
3) A compensação das acidoses e alcaloses é feita da seguinte forma:
- Em acidose respiratória, é preciso aumentar a ventilação pulmonar.
- Em alcalose respiratória, é preciso aumentar o CO2. Uma tática é respirar num saquinho, aspirando o ar expelido pela respiração.
- Em acidose metabólica, tenta-se aumentar uma base no corpo, como através de administração de bicarbonato ou solução láctea (o leite é base).
- Alcalose metabólica é tratada com administração de soluções ácidas, que contenham ácido clorídrico ou cloreto de amônio (neste caso, o sal interage com o corpo e produz efeito de ácido).
O tratamento das alcaloses e acidoses
Tanto no caso das alcaloses e acidoses respiratórias quanto nas metabólicas, a compensação deve ter acompanhamento especializado. Há um nível básico no qual o próprio organismo instintivamente procura compensar, como por exemplo quando o indivíduo respira mais rápido para aumentar a oxigenação. Entretanto, em casos mais acentuados é preciso intervenção.
- Um cuidado é evitar que a intervenção provoque efeito oposto em excesso, como quando uma medida para diminuir a alcalose provoca acidose.
- Em geral, correções dos distúrbios respiratórios são mais rápidas do que no caso dos metabólicos.
Continue aprendendo sobre acidose e alcalose aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/53492248
#SPJ1