Com a recente pandemia da Covid-19 e, consequentemente, com a crise econômica que abalou todos os mercados mundiais, as diferentes respostas aos problemas de distribuição de vacinas, lockdowns, apoio às empresas e às famílias, bem como outras ações mostraram o quão complexo é o equilíbrio do capitalismo e o quão rápido pode se aprofundar o fosso existente entre ricos e pobres. Para a parcela de 1% mais rica do planeta, a acumulação de riqueza torna-se algo natural, e uma perda pequena em seu patrimônio não afeta sua qualidade de vida; entretanto, para aqueles mais pobres, tornam-se dramáticas as diversas perdas na sua qualidade de vida, seja a impossibilidade de oferecer uma escola de qualidade aos filhos, não poder mais pagar o combustível do seu carro ou até mesmo ter de abdicar de seu plano de saúde.
Existem três dimensões da cidadania: status, exercício e consciência. O status de cidadania é o conjunto de direitos e obrigações entre indivíduos e o estado. Exercício de cidadania se refere às condições necessárias para a realização dos direitos de cidadania e a incorporação de novos direitos — transformação das necessidades em direitos legítimos —, de modo a redefinir e a expandir a noção anterior de cidadania. A consciência de cidadania faz referência à convicção de ser cidadão, com o reconhecimento do Estado expresso em práticas concretas que garantem o exercício da cidadania.
Avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
I. O capitalismo reduz a desigualdade social por meio das oportunidades de trabalho que sempre favoreceram os empregados. Desde o século XIX, na Europa, essa ideologia baseada na igualdade protege os menos favorecidos dos abusos do Estado.
II. A estratégia adotada pelo Estado para minimizar os conflitos entre classe trabalhadora e empregadores foi conceder certos direitos aos trabalhadores.
III. A Educação habilita os indivíduos por meio do conhecimento e desenvolvimento de suas consciências e habilidades a construir a cidadania.
IV. No Brasil, a cidadania real, vista no cotidiano, é idêntica à cidadania formal, presente nas leis, o que demonstra a redução da desigualdade por meio da representatividade política popular nos poderes públicos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, V, F.
Alternativa 2:
F, F, V, F.
Alternativa 3:
V, V, F, F.
Alternativa 4:
V, V, F, V.
Alternativa 5:
F, V, F, V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 3
Espero que tenha ajudado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás