Respostas
O narrador, no conto ''O peru de Natal'', de Mário de Andrade, caracteriza o pai psicologicamente, ao descrevê-lo.
Características psicológicas do pai no conto ''O peru de Natal''
O conto, escrito por Mário de Andrade, retrata uma reunião familiar durante as festas de Natal, cinco meses após a morte do pai. O narrador deixa claro que, por ser frio e indiferente aos festejos natalinos, o pai não fazia nenhuma falta. Aquele momento raro estava mais leve com as comidas, bebidas e conversas.
O pai é retratado como pouco sociável, de natureza cinzenta. Tinha poucas qualidades favoráveis à uma agradável reunião em família. Nenhuma referência é feita aos aspectos físicos do pai, como cor de cabelo, altura, etc.
Mário de Andrade (1893-1945)
Além de poeta, foi professor, contista, crítico literário, romancista e estudioso do folclore brasileiro. Escreveu seu primeiro livro de poemas na fase do Modernismo - Pauliceia Desvairada.
"Macunaíma", baseada em temas folclóricos é considerada a sua obra-prima.
Complementando a tarefa
O conto de Natal
''... Mas, devido principalmente à natureza cinzenta de meu pai, ser desprovido de qualquer lirismo, duma exemplaridade incapaz, acolchoado no medíocre, sempre nos faltara aquele aproveitamento da vida, aquele gosto pelas felicidades materiais, um vinho bom, uma estação de águas, aquisição de geladeira, coisas assim. Meu pai fora de um bom errado, quase dramático, o puro-sangue dos desmancha-prazeres...''
Entenda mais sobre Mário de Andrade em:
https://brainly.com.br/tarefa/50087389
#SPJ4