Com a publicação do livro "O Advento da Sociedade pós-Industrial: uma tentativa de previsão social" (1973), Bell afirma que havia um momento de transição de um paradigma econômico para outro, e a mudança no paradigma econômico apontava para a mudança do paradigma de poder, se havia uma sociedade não mais baseada na produção industrial, a dominação baseada na posse dos meios de produção se alteraria.
I. A sociedade pós-industrial surge do declínio das atividades industriais e concomitante aumento das atividades em serviço.
II. No novo paradigma, deixa de ser na informação que se encontra a fonte de poder e passa a ser a produção de bens de consumo o ponto central da disputa por poder.
III. Alguns autores marxistas contemporâneos discutiram as especificidades do capitalismo atual, pois se as teorias críticas tentam compreender o mundo em suas mudanças e transformações, o trabalho científico deve ser feito constantemente.
IV. Apesar do aumento dos trabalhadores de serviço em vista da diminuição dos trabalhadores fabris, a divisão de classe baseada na posse dos meios de produção continua a existir, claro que sobre novas perspectivas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
d)
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)
Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Com base nas informações da pergunta sobre mudanças no paradigma econômico e no poder, as afirmativas corretas são indicadas apenas pelos números I, III e IV (alternativa C). A afirmação II está errada, pois no novo paradigma ainda se encontram fontes de poder.
Mudanças no Paradigma Econômico e no Poder
A economia política como uma abordagem analítica da sociedade e da nação surgiu na década de 1970. Isso é motivado por uma reação à insatisfação com a teoria da modernização que é vista como inadequada para explicar as mudanças na sociedade dos novos países.
A teoria da modernização parte da premissa de que mudanças históricas significativas só ocorrem em países estabelecidos como resultado de uma série de atividades de pequenos grupos chamados grupos de elite. As referências desses países estabelecidos são Estados Unidos, Grã-Bretanha e França.
Saiba mais sobre a mudança de paradigmas da economia política: brainly.com.br/tarefa/9341509