Um estudo elaborado por Soltovsk et al. (2018), avaliou as principais lesões encontradas nas aulas práticas de Educação Física, nas escolas públicas da cidade de Ponta Grossa – PR. Após pesquisa, constatou que a maior parte das lesões encontradas nas aulas de Educação Física são do tipo contusão e entorse.
Portando, imagine a situação hipotética, descrita abaixo:
Durante uma segunda-feira chuvosa, Beatriz, aluna do 9º do Ensino Médio, estava executando uma atividade proposta por VOCÊ, professor da disciplina de Educação Física. A atividade, educativa, tinha como objetivo cumprir parte do planejamento de ensino da modalidade de Voleibol. Tal atividade consistia na realização de um deslocamento lateral seguido de salto, onde os alunos divididos em colunas tocariam as mãos (palmas) como o companheiro da coluna oposta simulando uma cena de bloqueio e estimulando a habilidade de saltar. No entanto, durante a realizado do exercício proposto, precisamente na hora do salto, Beatriz escorregou em uma pequena poça de água, ocasionada por uma goteira da quadra, chocando-se com o companheiro e caindo em seguida. Imediatamente a aula gritou de dor. Você, professor, atento a cena, aproxima-se rapidamente da aluna e nota que seu tornozelo está levemente inchado, porém sem crepitação e o antebraço apresenta uma marca rocha e leve dor, apenas quando toca o local.
Diante do exposto, cite: quais os tipos de lesões aparentes da vítima? Como chegou a essa conclusão? E em seguida, quais seriam os procedimentos a serem realizados por você, enquanto prestador de primeiros socorros.
Respostas
Observando a aluna e seu tornozelo levemente inchado, sem crepitação e o antebraço com hematoma e leve dor, pode-se concluir que:
a) No braço da aluna, houve o que parecer ser uma contusão e no tornozelo uma entorse.
b) A contusão pode ser percebida como em trauma em tecido mole, a partir de golpe direto, quando então os tecidos e vasos danificados, perdem líquido e sangue para as camadas da pele, causando dor, inchaço e hematoma.
Já a entorse consiste no afastamento momentâneo das superfícies ósseas articulares, levando tendões e ligamentos a se estenderem além do limite, trazendo riscos de lesão grave aguda ou crônica, se apresentando por dor intensa, edema, inchaço e perda de amplitude de movimento.
c) O primeiro socorro envolve colocá-la sentada, se possível elevando tornozelo afetado, aplicar gelo por 20 minutos, reavaliar, mais gelo e antes de se movimentar fazer uma imobilização temporária, até que possa ser avaliada por um ortopedista.
Acidentes na prática esportiva
Segundo dados do SUS, 90% das lesões em crianças e adolescentes, poderiam ser evitadas com ações educativas, modificações no ambiente destinados à prática esportiva, criação e cumprimento de legislação e regulamentação específica.
Apesar de previsíveis e evitáveis, os acidentes na infância são responsáveis por até 89% de morbimortalidade, sendo necessárias ações de primeiros socorros.
Algumas medidas passíveis de serem feitas que evitam os acidentes são:
- aquecimento
- alongamento
- exigir atenção da criança e adolescente durante a prática
- utilização de calçados adequados
- atenção a objeto na área
- piso seco e íntegro
Aprenda mais sobre primeiros socorros em entorses aqui: https://brainly.com.br/tarefa/43997966
#SPJ1
Resposta:
Com o tornozelo levemente inchado, mas sem crepitação, com um hematoma no antebraço e a leve dor da aluna após o ocorrido, podemos concluir que:
O tornozelo apresenta ser uma entorse (torção) e o braço uma contusão.
A entorse consiste no afastamento momentâneo das articulações, levando tendões e ligamentos a se estenderem em demasia, trazendo riscos de rompimento ou distensão, se manifestando por dor intensa, edema, inchaço e perda de movimento. Já a contusão pode ser definida como trauma em tecido mole, como pele e músculos, por pancada direta, quando então perde líquido e sangue para as camadas mais superficiais da pele, causando dor e tornando visível inchaço e hematoma.
O primeiro socorro envolve elevar tornozelo machucado, aplicar gelo a cada 20 minutos e imobilização temporária, até avaliação médica especializada.
Todo os anos crianças e adolescentes sofrem lesões leves, graves incapacitante e até morte, devido a acidentes nas escolas que poderiam ser evitadas com ações educativas, modificações ambientais, criação de protocolos, cumprimento de legislação e regulamentação específica e treinamento em primeiro socorros por parte do corpo docente.
Os primeiros socorros poderiam evitar acidentes. fatais ou não. como do pré-adolescente Lucas, menino que deu nome a lei, após falecer engasgado com salsicha durante passeio escolar.
Algumas medidas na prevenção de acidentes são:
aquecimento
alongamento
exigir atenção da criança e adolescente durante a atividade
utilização de calçados adequados
liberação da área para práticas esportivas
piso antiderrapante