quais sao os aspectos políticos do segundo reinado
se puder breve redação, mas pode ser a explicação que quiser (desde certa mkk)
Respostas
Resposta:
POLÍTICA DO SEGUNDO REINADO
O Segundo Reinado começa, em 1840, com o Golpe da Maioridade.
Durante o período regencial, o Brasil viveu uma série de guerras civis. Com isso, o Partido Liberal propõe a antecipação da maioridade do herdeiro do trono, Dom Pedro. Parte dos políticos entendiam que a falta de um governo central era um perigo para a unidade do país.
A política do Segundo Reinado é marcada pela presença de dois partidos políticos:
o Partido Liberal, cujos membros eram conhecidos como os “luzia”;
o Partido Conservador, cujos membros eram conhecidos como os “saquarema”.
A rigor, ambos os partidos defendiam as ideias de elite, como a manutenção da escravidão. Somente se diferenciavam em relação ao poder central, com os liberais lutando por mais autonomia provincial e os conservadores por mais centralização.
Por causa da abdicação do seu pai, D. Pedro II sentiu a necessidade de mudar forma de governo. Por isso, em 1847, implanta o parlamentarismo no Brasil.
Aqui, o sistema funcionava um pouco diferente daquele praticado na Inglaterra. Ali, o primeiro-ministro era o deputado do partido mais votado.
Já no Brasil, o Presidente de Conselho (primeiro-ministro) era escolhido, pelo Imperador, a partir de uma lista com três nomes. Este sistema ficou conhecido como parlamentarismo às avessas.
O imperador também detinha o Poder Moderador, mas este foi usado poucas vezes pelo soberano.
Comparado ao período regencial (1831-1840), não houve muitos conflitos internos durante o Segundo Reinado. No entanto, podemos citar algumas revoltas como:
a Revolução Praieira, de 1848-1850, em Pernambuco,
a Revolta dos Muckers, no Rio Grande do Sul, em 1873-1874
a Revolta dos Quebra-Quilos, na região nordeste, em 1872-1877