• Matéria: Português
  • Autor: rafaelyujimoraisdoam
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Leia a tira. A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SABEM COMO É SER UMA CRIANÇA-PRODIGIO, POR ISSO ESTOU ESCREVENDO MINHA AUTOBIOGRAFIA. 2/19 PUXA, A SUA GENEROSIDADE NÃO TEM LIMITES! SABE COMO É. OS GÊNIOS TÉM SEUS DEVERES. TIM EI, COMO É QUE SE ESCREVE "MELECA"? dributed by Universal Lib Calvin & Hobbes, Bill Watterson © 1995 Watterson/Dist by Andrews McMeel Syndication RM 5661 3 Calvin & Hobbes, Bill Watterson © 1995 Watterson / Dist. by Universal Uclick

a. No primeiro quadro, a concordância verbal está correta na frase "A maioria das pessoas não sabem"? Se o verbo estivesse no singular, a concordância continuaria correta? Justifique.

b. No segundo quadro, o verbo "ter" aparece sem acento gráfico na fala de Haroldo e com acento na de Calvin. Justifique essa diferença ortográfica.​

Respostas

respondido por: OlliAna
1

A) A concordância verbal está correta no primeiro quadro, quando o personagem diz "A maioria das pessoas não sabem". Se o verbo estivesse no singular também estaria certo.

Isso porque nesse caso, o sujeito é classificado como coletivo partitivo, que é quando temos o núcleo do sujeito no singular acompanhado de uma palavra no plural, como foi em nesse caso. Na frase "A maioria das pessoas não sabem" temos "a maioria" que está no singular seguido de "pessoas" que está no plural. Sendo assim, o uso do verbo tanto no singular quanto no plural (sabe / sabem) está correto.

B) Na fala de Haroldo, o verbo "ter" concorda com a palavra "geniosidade", e como está no singular não pode receber acento.  Já na fala de Calvin, o verbo "ter" está concordando com  "gênios", que está no plural. Usamos "tem" (sem acento) para singular e têm (com acento) para plural.

O que é concordância verbal?

Concordância verbal é a relação que ocorre entre o sujeito e o verbo. É a concordância verbal que nos diz que quando o sujeito da oração está no singular, o verbo também precisa acompanhar o singular e que quando está no plural do verbo também deve estar.

Como vimos nesse exercício, em alguns casos esse princípio pode sofrer alterações, por isso é importante analisar cada caso para ver qual regra se aplica.

A tirinha da questão não está presente na pergunta. Por isso foi anexada junto a resposta.

Aprenda mais sobre concordância verbal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3598997

Leia mais sobre o uso de "têm" e "tem" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7813505

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares