Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as alternativas abaixo: () O Brasil está no centro da Placa Sul- Americana, por esta razão não ocorrem terremotos no país. () As principais bacias sedimentares brasileiras são: do Paraná, Amazônica e do Maranhão. ( ) A maior parte do território brasileiro é formada por bacias sedimentares. () A superfície do Brasil foi formada recentemente, por isso há predominância de planícies. ( ) Atualmente o Brasil não possui vulcões ativos em seu território. Qual alternativa apresenta a sequência correta?
Respostas
respondido por:
1
A alternativa que apresenta a sequência correta em relação aos aspectos geológicos e geomorfológicos do Brasil é: F - F - V - F - V.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
- No Brasil há sim terremotos. Não são tão intensos como os que ocorrem em outros países, mas em nosso país também tem terremoto.
- As principais bacias sedimentares do Brasil são: Amazônica, bacia do Parnaíba, bacia do Paraná e bacia Central.
- Aproximadamente 60% do território brasileiro é formado por bacias sedimentares.
- A superfície do Brasil foi formado há muitos anos, por isso temos em nosso território a presença de planícies, pois ao longo do tempo a superfície foi se modificando.
- No Brasil, atualmente, não há vulcões ativos.
Há riscos de terremoto no Brasil?
Ao contrário do que muita gente acredita, mesmo o Brasil estando localizado bem no meio da placa tectônica Sul-Americana podem sim ocorrer terremotos por aqui.
Veja alguns dos terremotos que já aconteceram no Brasil:
- No Espirito Santo em 1955, com 6,5 graus.
- No Ceará em 1980, com 5,2 graus.
- Em Minas Gerais em 2007, com 4,9 graus.
- Na divisa do Acre com Amazonas em 2007, com 6,1 graus.
Mesmo não estando isentos de terremotos, no Brasil eles têm pouca magnitude e por isso não são capazes de causar grandes destruições.
Saiba mais sobre terremotos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5979708
#SPJ1
1EduardoRibeiro1:
Ta errado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás