"As doenças respiratórias na infância têm constituído a cada dia motivo de preocupação para os profissionais de saúde, dada a sua elevada morbidade, observada em termos mundiais, bem como a alta mortalidade que incide especialmente nos países do terceiro mundo. " CHIESA ,A. M. ; et al. Doenças respiratórias agudas: um estudo das desigualdades em saúde. Cad. Saúde Pública, v. 24, n. 1, p. 55-69, 2008. Considerando esse contexto, associe corretamente as informações da coluna A (afecção respiratória) com a as da coluna B (definição): Coluna A- Afecção respiratória Coluna B - Definição I- Bronquiectasia. 1- Definido como uma dilatação irreversível dos brônquios devido a lesão na sua parede, considerado a infecção mais comum em crianças. II- Fibrose cística. 2- Cita-se como exemplo os resfriado, sinusite e otites. III- Infecção via respiratória superior. 3- É uma doença de caráter hereditária autossômica recessiva, caracterizada por acúmulo de secreções viscosas tanto no sistema respiratório quanto digestório e nas glândulas de suor. IV- Infecção via respiratória inferior. 4- Cita-se como exemplo as bronquiolite, bronquiectasias e a fibrose cística. Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas. Escolha uma:
Respostas
Sobre as infecções respiratórias e suas definições de modo respectivo, podemos associar as colunas A e B da seguinte forma:
- I ⇔ 1;
- II ⇔ 3;
- III ⇔ 2;
- IV ⇔ 4.
Por isso, o gabarito da questão é a alternativa C.
Definindo e caracterizando as doenças respiratórias
É sabido que as doenças respiratórias são comuns e, na maioria das vezes, ocorrem de maneira sazonal, ocorrendo com maior frequência em uma faixa etária do que outra, além dos tipos genéticos.
Assim, podemos exemplificar, de modo respectivo, algumas doenças respiratórias e suas definições, tais como:
I. Bronquiectasia: comumente acaba ocorrendo nas crianças e é representada por uma dilatação irreversível dos brônquios (1).
II. Fibrose cística: é uma condição de caráter genético, ou seja, uma doença autossômica recessiva que concede acúmulo anormal de secreção tanto no sistema respiratório, quanto no digestório e nas glândulas do suor (3), desta forma necessita de uma periodicidade no tratamento e a presença de ciclos medicamentosos, além da frequência nas sessões de fisioterapia respiratória.
III. Infecção da via aérea superior: apresenta comumente um acúmulo de secreção no nariz e nos seios da face, como os resfriados, sinusites e otites (2).
IV. Infecção da via aérea inferior: caracterizam-se pelo acúmulo de secreção nos pulmões, bronquíolos e brônquios, tais como a fibrose cística, as bronquiectasias e as bronquiolites (4).
Complemento do enunciado
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
A. I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
B. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
C. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
D. I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
E. I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3
Entenda mais sobre a fibrose cística aqui:
brainly.com.br/tarefa/4774926
#SPJ4