• Matéria: História
  • Autor: marcoalves6697
  • Perguntado 3 anos atrás

Por muito tempo a disciplina de arte e musicalização foram normatizadas por modelos sociais e de gênero, pois os meninos aprendiam carpintaria e tinham aula com instrumentos mais barulhentos e maiores, já as meninas tinham aula de tarefas domésticas e podiam tocar instrumentos mais sutis e leves. Hoje, sabemos que isso não reflete uma formação baseado em habilidades e competências, como a bncc propõe. Refletindo sobre esse contraste é possível afirmar que:

Respostas

respondido por: JLFagundez
0

Sobre à musicalização das escolas, a disciplina Artes e Musicalização foi um dos instrumentos sociais dentro da escola para popularizar a compreensão das artes a partir da função de cada gênero. Formação plena e integrativa dos alunos. Alternativa 2: I e III, apenas.

Quais são os benefícios da música na escola?

Conhece uma canção de ninar ou música que acalma os bebês? Eles fazem parte de nossa experiência de vida e uma importante contribuição para nossa educação.

Desde a infância, descobrimos músicas e jogos de bicicleta. É por isso que nos acompanham em todas as fases do nosso desenvolvimento.

Música no desenvolvimento infantil e os benefícios:

  • Integra a sensibilidade e a razão;
  • Apoia a comunicação;
  • Expressão física e a socialização;
  • Promove a concentração e a memória;
  • Ótima maneira de as crianças brincarem e se divertirem.

Estimular a sensibilidade musical contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e motor e também é muito bom para a saúde mental.

Complemento do enunciado:

I – A disciplina de Arte e Musicalização foi um dos instrumentos sociais dentro da escola de massificação de uma concepção de arte tendo com base as funções de cada gênero.

II – A disciplina de Arte e Musicalização deve manter sua sistemática pedagógica tendo como base as funções sociais que cada gênero deve desempenhar na sociedade como um todo.

III – A ideia da BNCC propor um ensino tendo como base competências e habilidades indica que a escola deve romper com o modelo de memorização e provas descontextualizadas para iniciar uma formação completa e integral do aluno.

IV – A ideia da BNCC entender o ensino contemporâneo como uma forma de promover uma formação baseada em competências e habilidades é uma forma de entender o aluno com um ser compartimentado e limitado.

Alternativas:

Alternativa 1: I, apenas.

Alternativa 2: I e III, apenas.

Alternativa 3: II e III, apenas.

Alternativa 4: II e IV, apenas.

Alternativa 5: II, III e IV, apenas.

Leia mais sobre música na escola em: https://brainly.com.br/tarefa/51608057

#SPJ4

Perguntas similares