Em artigo para o Jornal do Comércio, escreveu Gilberto Freyre sobre José Bonifácio de Andrada e Silva:
Houvesse educação cívica no Brasil de hoje, e o culto a José Bonifácio seria o maior culto nacional. Pois deveria haver no Brasil um dia de J. Bonifácio tão civicamente significativo como o dia da Independência ou o dia da Bandeira. Ou antes: o dia da Comemoração da Independência deveria ser principalmente no Brasil o dia de José Bonifácio.
– Gilberto Freyre, “Ainda a propósito de José Bonifácio”, Jornal do Comércio, 2 de maio de 1965.
Ainda sobre José Bonifácio, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a. José Bonifácio, compreendendo as demandas da elite latifundiária brasileira, entendia, e assim orientou Dom Pedro, que não se devia tocar na questão da escravidão, para que a obra da Independência não fosse implodida.
b. Republicano convicto, influenciado pela ilustração francesa, Bonifácio aceitou, como outros, a Independência com monarquia somente como uma solução provisória para o Brasil.
c. Como mais notório dos Andradas, Bonifácio entendia que a permanência de Dom Pedro no território brasileiro era prejudicial para a nossa completa emancipação política.
d. Embora tendo recebido o título de Patriarca da Independência, as contribuições de José Bonifácio ainda são obscuras para a historiografia, constando poucas informações a mais do que sua ocupação formal como ministro de Dom Pedro.
e. Convicto opositor do comércio e da posse de escravos, José Bonifácio redigiu um projeto que deveria ser apresentado na Assembleia Constituinte de 1823 onde propunha medidas para acabar com a escravidão no prazo de até cinco anos.
Respostas
Resposta:
a resposta é a E, pois pergunta a alternativa correta e o bonifacio era sim contra a. escravidão
Explicação:
A resposta correta é a letra E, pois o naturalista e poeta José Bonifácio contribuiu para reparar as atrocidades realizadas contra os escravizados, onde redigiu um projeto que deveria ser apresentado na Assembleia Constituinte de 1823.
Importância de José Bonifácio
O naturalista, estadista e poeta brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva foi um defensor do fim da escravidão, o mesmo junto a nossa primeira Assembleia Nacional Constituinte. Ele elaborou um projeto de lei com vistas a abolir o comércio de escravos, e tinha o intuito de garantir o direito de o escravo comprar a própria liberdade.
Leia mais sobre escravidão aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12621053
#SPJ2