Frio na barriga Mãe, por que sentimos um frio na barriga de vez em quando? Helena era muito curiosa. Muitas vezes, colocava a mãe em labirintos. Mas, dessa vez, a pergunta era simples e direta. – Frio na barriga… – a mãe repetiu a expressão para ganhar tempo. – Sim, mãe. Lembra quando a gente foi a Curitiba de avião? Foi meu primeiro voo. Quando entrei no avião, senti um frio na barriga. [...] – Você̂ nunca sentiu isso, mãe? – Já sim! [...] Esse frio na barriga é consequência de uma reação de estresse ou ansiedade. [...] – Mas o que acontece dentro da nossa barriga, mãe? Parece até que a gente engoliu uma pedra de gelo. – Ah, filha! Você é muito curiosa. Bom, quando o corpo está em alerta máximo libera uma substância chamada adrenalina. – A mesma substância que o corpo libera quando estamos na montanha-russa do parque – completou a pequena, ansiosa. – Isso [...]. Então, resumindo, o estômago se contrai, libera um pouco mais de ácido, e o corpo diminui a circulação de sangue ali na região, interrompendo a digestão. [...] – E o que fazemos quando sentimos isso, hein? – Ué, filha, precisamos enfrentar a situação. [...] Respire fundo, se encha de coragem e vá. [...] A menina torcia as mãos. A mãe segurou a mão da Helena com força. E então a secretária chamou: – Helena! A menina se encolheu, olhou para a mãe e respirou fundo. Então, ficou em pé: – Sou eu. – Pode me acompanhar, mocinha. Quer que sua mãe venha junto? – perguntou a secretária. Helena sorriu e respondeu com segurança: – Não precisa. A mãe ficou ali, sentindo o frio na barriga que segundos antes era da filha, pensando como o tempo passa depressa. Era a primeira vez que a filha entrava no consultório do dentista sozinha. [...] NOSSO AMIGUINHO. Frio na barriga. 2018. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento. Nesse texto, no trecho “E então a secretária chamou:...” (13º parágrafo), a forma verbal destacada foi usada para evidenciar uma ação que foi interrompida. indicar uma ação que poderia acontecer. introduzir a fala de uma personagem. sugerir uma ação que ainda está em andamento
kemillyoliveirha:
Me ajuda
Respostas
respondido por:
6
A forma verbal "chamou" evidenciada neste parágrafo serviu para:
C. introduzir a fala de uma personagem
A palavra "chamou" e o seu contexto
Esta palavra destacada no modo do pretérito perfeito serviu para indicar aos leitores sobre um fala no discurso direto que viria logo após o final do parágrafo, pois algum personagem iria afirmar ou perguntar algo.
Este verbo foi flexionado de acordo com a necessidade, pois uma fala aconteceu no passado.
O discurso direto é o tipo de discurso em que a fala de algum personagem é transcrita de maneira exata.
Na narrativa, é onde os personagens ganham vida e se expressam de qualquer forma, sem a interpretação ou interferência do narrador.
Veja mais sobre o discurso direto em
:brainly.com.br/tarefa/24871644
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:ajuda eu
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás