Sua pesquisa deverá ser norteada pelos seguintes questionamentos:
Quais são os direitos adquiridos dos indigenas e dos quilombolas no Brasil?
Quais são os documentos legais que garantem tais direitos?
O que são terras indigenas ou quilombolas?
Quais são as etapas para a concessão de terras indígenas e quilombolas?
Quais são os órgãos reguladores e fiscalizadores?
Respostas
Resposta:
Os direitos dos quilombolas no Brasil
No Brasil, segundo a Fundação Cultural Palmares, existem 3.447 comunidades quilombolas distribuídas por todas as regiões. Os quilombolas são os remanescentes de um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão no país entre outros grupos que viviam nos chamados quilombos.
Os quilombolas possuem uma identidade própria, que forma a base das suas organizações sociais e culturais construídas historicamente. Por isso, essas comunidades se diferenciam do restante da sociedade.
Por muito tempo os quilombolas sofreram com a discriminação e o não reconhecimento de suas cidadanias. No entanto, hoje essas comunidades possuem a sua identidade étnica juridicamente reconhecida, assim como a garantia de posse de suas terras, graças aos direitos dos quilombolas, conquistados somente no século XX.
Mas você sabe quais são os direitos dos quilombolas e para que eles servem? É sobre isso que vamos falar neste texto do Equidade.
O projeto Equidade é uma parceria entre o Politize!, o Instituto Mattos Filho e a Civicus, voltada a apresentar, de forma simples e didática, os Direitos Humanos e os principais temas que eles envolvem, desde os seus principais fundamentos e conceitos aos seus impactos em nossas vidas. E então, preparado (a) para entender sobre os direitos dos quilombolas no Brasil? Segue com a gente!
Se quiser, escute nosso podcast complementar ao assunto do texto
Os direitos dos quilombolas no Brasil
Explicação:
espero ter ajudado tenha um ótimo dia