levando em conta o teatro, a filosofia, a matemática, quais foram os maiores expoentes gregos e qual o seu ligado para a constituição da civilização ocidental?
me ajudam pfvr , urgente
Respostas
Resposta:
Filosofia Grega
A Filosofia tem lugar de nascimento, a Grécia, e um “pai”, Tales de Mileto. A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas.
A Filosofia nasceu na Grécia e seu “pai” foi Tales de Mileto
A Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. Isso significa que a sociedade grega reunia características favoráveis a essa forma de expressão pautada por uma investigação racional. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.
Costuma-se dividir a Filosofia Grega em quatro períodos:
Explicação:
espero ter ajudado tenha um ótimo dia
Resposta: Consideramos a Grécia uma das matrizes da civilização europeia ocidental - apesar desta ter sido composta também por antepassados fenícios, egípcios, celtas, dentre outros - por causa de sua importância para a formação do modelo cultural prevalente na Europa e, por extensão, no Novo Mundo colonizado pelos europeus.
Quais foram, então, os legados que a civilização helênica deixou para nossos dias?
As epopeias de Homero (Ilíada e Odisseia) condensavam todos os valores e modelos humanos. Ora, era nestas duas obras que a civilização grega de então se baseava eticamente. Inclusive a educação das crianças (paideia) era realizada fundamentando-se nos poemas homéricos. Mesmo os três grandes filósofos da antiguidade - nos quais até hoje nos baseamos para resolver a maior parte dos profundos problemas que assolam os homens e as mulheres -, Sócrates, Platão e Aristóteles, prestaram seu contributo à humanidade desenvolvendo, sistematizando e teorizando os elementos da paideia, que por sua vez estava fundamentada na moral dos poemas de Homero.
Sócrates, ante o estudo das obras de Homero, desenvolveu o método dialético de ensino, no qual, por meio de perguntas feitas a determinada pessoa, esta, aos poucos entendia melhor, o que era, o que sentia, o que queria, ou - por vezes - reconhecia que estava errada. Ora, o método dialético, é amplamente utilizado em nossos dias na maioria - para não afirmar na totalidade - dos campos científicos.
Platão, discípulo de Sócrates, exemplificou em si, o pensamento dedutivo, o qual parte de um conceito geral e aplica-se a um caso particular. Apoiado nesse princípio dedutivo, Platão escreveu a República, tratado teórico sobre como deveria ser a sociedade ideal. Aristóteles, por sua vez, foi o paradigma do pensamento indutivo, cuja análise parte de um caso concreto e culmina em um conceito genérico. E, fiel a esse pensamento indutivo, o Estagirita redigiu sua obra: Política, que trata das diversas formas de governo. Platão e Aristóteles, por caminhos diferentes de raciocínio, influenciaram profundamente o pensamento político do Ocidente - o qual se fundamenta em suas obras - sendo ambos considerados ainda hoje, a justo título, luminares da Ciência Política.
O Teólogo, que iluminou, com sua sabedoria, a Doutrina Moral de forma inaudita, tinha como respaldo, Aristóteles. Além de São Tomás de Aquino, o grande Santo Agostinho se utilizou de inúmeros elementos da doutrina platônica.
Por tanto, conclui-se que sem Homero, não teria havido Sócrates. Sem Sócrates, não teria havido Platão e nem Aristóteles. Por conseguinte, sem esses quatro luminares da Grécia antiga, não haveria a civilização europeia ocidental e cristã, e, em última análise, não existiria o Novo Mundo colonizado pelos europeus.