Respostas
Resposta:
O consumo e a produção em massa de bens são característicos da sociedade de massa
O consumo e a produção em massa de bens são característicos da sociedade de massa
Conceito de sociedade de massa
Sendo um termo mais frequentemente utilizado no meio acadêmico, falamos em “sociedade de massa” quando nos referimos a uma forma de organização social específica e bastante recente. Trata-se de sociedades em que a grande maioria da população encontra-se inserida em um processo de produção e consumo em larga escala de bens de consumo e serviços, além de estar em conformidade com determinado modelo de comportamento generalizado.
A sociedade de massa surgiu em um momento tardio no processo de modernização. O desenvolvimento econômico resultante do rápido processo de industrialização com foco na produção de bens de consumo em massa, bem como o rápido crescimento do setor de serviços, foi uma das forças motivadoras para esse tipo de organização. O processo de urbanização e a concentração da população nas grandes cidades, tornando-as centro do universo social, impactaram o formato das relações entre sujeito, mundo social e instituições do Estado.
A burocratização do meio social e a formalização das relações entre indivíduo e órgãos institucionais, prevalecendo a racionalidade formal como ferramenta de mediação desse vínculo, enfraqueceu as formas de ações individuais, uma vez que o sujeito está sempre submetido ao julgamento de uma entidade maior e fundamentada no agregado de forças do conjunto social.
Por fim, o advento dos meios de comunicação de massa tornou possível a homogeneização da língua, de costumes, de interações e de contextos, neutralizando a diferença que o distanciamento e a falta de referências genéricas e generalizadoras faziam surgir no seio das pequenas comunidades que integram o corpo social.
As grandes populações das metrópoles constituem-se como sociedades de massas
O sujeito da sociedade de massa
De maneira mais sucinta, a sociedade