Respostas
Resposta:
Origem da palavra Dança:
“As palavras dança, “danza”, “dance”, derivam da palavras “atns”, que, em sânscrito, significa “tensão”.”
2 – Utilização da Dança:
“Tão antiga quanto o homem, a dança foi inicialmente utilizada para rogar favores aos deuses, homenageá-los, dar vazão a sentimentos pessoais de fé ou expansões ligadas a acontecimentos de grupos sociais, além de proporcionar destreza para a guerra ou para a caça.”
3 – A dança em Roma e na Grécia
“Em Roma, a dança era considerada um espetáculo, e reservada aos profissionais. Mas, foi no teatro grego que a dança tomou a conotação de diversão, incluindo canto e pantomima.”
4 – O primeiro baile com dança de sala
“A dança de sala, conforme Justino Dias Lima Soares, na obra: “Elementos de Dança de Sala”, é de origem francesa. A primeira festa de corte a que se possa dar o nome de baile ocorreu em 1385, em Amies, no casamento de Carlos VI com Isabel de Baviera, em função de que as mais importantes nobrezas da época se fizeram presentes.”
5 – Os principais pólos de dança
“Em determinado momento da história, os pólos de irradiação das danças foram: Espanha, Portugal, França e Áustria. Isto não quer dizer que eles foram os únicos criadores, mas, os primeiros divulgadores das danças para o mundo através de sua influência cultural.
6 – Lei da Imitação
“O sociólogo francês Gabriel Tarde nos diz na sua obra: “Lei da Imitação”: “Sempre se verá a nobreza, em tudo o que ela dependa, imitar aos Reis, seus senhores; e a plebe, no que lhe seja possível, imitar a nobreza.“
7 – Canais de percepção – Ouvido, Sentimento, Movimento, Coordenação do Movimento e Projeção do Movimento
“Para dançar, seja qual foi o ritmo, estilo ou modalidade, não basta saber a coreografia. Precisa-se também, de uma série de fatores, que farão existir um envolvimento entre os dançarinos e a música. Dentre estes fatores, estão principalmente, o que chamamos de canais de percepção, que, se bem desenvolvidos, trarão uma melhor e mais fácil compreensão dos temas apresentados neste