• Matéria: História
  • Autor: anagabyymlm
  • Perguntado 3 anos atrás

Aspecto
Economia
Religião
Escrita
Legislação
Organização do poder
Império Romano
Povos germânicos
Me ajudemmmm

Anexos:

Respostas

respondido por: rosrosbson
0

Resposta:

rycxjkvcdjkvdtikvcxdjjvcaw358


heloco011: Ajudou
respondido por: mledianecmacedo
2

Resposta:

ASPECTO IMPÉRIO ROMANO POVOS GERMANICOS

ECONÔMIA

IMPÉRIO ROMANO - A economia romana foi marcada por duas atividades principais: a agricultura e o comércio. No Império Romano havia uma certa estabilidade econômica, e, portanto, conseguiam manter uma única moeda corrente, as tarifas alfandegárias eram baixas e as estradas e os portos eram protegidos.

POVOS GERMÂNICOS - Do ponto de vista econômico, os germânicos estabeleciam uma economia agrícola de natureza itinerante que promovia o uso das terras até o seu completo esgotamento. Paralelamente, a caça e a pesca eram outras atividades que também exerciam um relativo destaque.

RELIGIÃO

IMPÉRIO ROMANO - A religião na Roma Antiga caracterizou-se pelo politeísmo, com elementos que combinaram influências de diversos cultos ao longo de sua história. Desse modo, em sua origem, crenças etruscas, gregas e orientais foram sendo incorporadas aos costumes já tradicionais de acordo com sua efetividade.

POVOS GERMÂNICOS - Religião. Os germanos adoravam as forças da natureza (trovão, sol, raio, lua). Entre os principais deuses, encontravam-se: Odin, senhor dos mortos, do comércio, da guerra e das tempestades, Thor, protetor dos camponeses, cujos braços lançavam raios, e Tir, deus que comandava o céu e dirigia as assembleias.

ESCRITA

IMPÉRIO ROMANO - A escrita cursiva romana foi usada durante todo o período romano sob duas modalidades que constituem dois tipos de escrita totalmente diferentes: a cursiva mais antiga (séculos I a III) formada por caracteres maiúsculos e uma escrita composta por letras minúsculas que se desenvolve a partir do século III.

POVOS GERMÂNICOS - Tinham uma escrita (runas), que se encontra gravada em joias e em armas, mas sua função era, basicamente, decorativa e mágica (proteger o dono do objeto). Já no plano artístico, os germanos deixaram importantes realizações no que se refere à ornamentação de objetos (armas, cinturões, braceletes, colares, anéis etc.).

LEGISLAÇÃO

IMPÉRIO ROMANO - A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.

POVOS GERMÂNICOS - O direito germânico primitivo, típico de populações seminômades, não possuía fontes escritas, baseando-se nas tradições orais. Tampouco existia a noção de territorialidade, o direito aplicado a cada indivíduo dependia do grupo a que ele pertencia. Assim, a pessoa como que portava seu direito.

ORGANIZAÇÃO DO PODER

IMPÉRIO ROMANO - No sistema político de império, o poder político estava concentrado na figura do imperador. O Império Romano começou com Otaviano Augusto e terminou com Constantino XI. O Senado servia para apoiar o poder político do imperador. O império sucedeu à República Romana.

POVOS GERMÂNICOS - Em síntese, a forma de organização social dos germânicos era patriarcal. Assim, eram os homens que possuíam os cargos de liderança, tanto em casa como no comércio. Dessa forma, eram responsáveis por tomar decisões, decidir sobre a divisão de terras, além de comandar os cargos políticos.

Espero ter ajudado!

Explicação:


heloco011: OBGGGG, O MEU LIVRO E IGUAL
Perguntas similares