"O pensamento de Florestan é avesso a este papel reformista e conservador, pois seu compromisso é com a conjuntura histórica. A Revolução Burguesa [...] mostra que o legado histórico do país em função do colonialismo foi um capitalismo dependente. Se o capitalismo dependente for apenas constatado cientificamente por uma série de categorías de análise teríamos uma ideia sobre sua atuação, mas poderíamos não pensar críticamente nos elementos de superação desta condição" (SANCHES, et al. Sociologia Crítica, 2016, p. 62). Considerando seus conhecimentos sobre o papel do cientista social para Florestan Fernandes, julgue as afirmativas em Verdadeira (V) e Falsa (F).
( ) A consciência de ser despertada pela burguesía industrial, para que altere as forças produtivas internas, em que, mediada pelos cientistas sociais, levam o país ao desenvolvimento económico,
() O cientista social deve ser crítico, mas deve respeitar as condições políticas e as estruturas de poder da sociedade brasileira.
() O estudo sociológico da realidade brasileira não deve gerar a mudança, deve ser neutro, pois é dever do cientista social apenas analisar os elementos da conjuntura histórica,
() O intelectual deve se colocar a serviço do povo, na produção de uma consciência de si próprio e a sua condição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A. V-V-F-F.
B. F-V-F-V
C. F-F-F-V
D. F-F-V-V
E. V-F-F-V
Respostas
Resposta:
F - V - F -V
Explicação:
A alternativa correta sobre o pensamento de Florestan Fernandes e a sociologia brasileira é: "B. F-V-F-V".
Para isso, é preciso compreender como os escritos de Florestan abordam temas sobre o capitalismo e o desenvolvimento do Brasil.
Florestan e o Brasil
Florestan Fernandes apresenta um pensamento crítico sobre a burguesia nacional, pensando que a mesma não é força para despertar a consciência de classe do país. Ainda assim, coloca o papel do cientista social como crítico, enquanto alguem que desvenda as estruturas de poder.
Nisso, a função do estudo sociológico deve ser o de gerar mudança social, onde o intelectual deve ter uma função pública, ao lado do povo, gerando consciência de classe.
Para mais sobre Florestan Fernandes, leia: https://brainly.com.br/tarefa/47881106
#SPJ2