• Matéria: História
  • Autor: robsondsf2007
  • Perguntado 3 anos atrás

Como é o populismo nos dias atuais​

Respostas

respondido por: tlfs1986
2

Resposta:

- Populismo pode ser entendido como um conceito político que se baseia em três elementos essenciais: estratégia, ideologia e estilo.

Estratégia: o populismo segue uma estratégia que desafia as elites políticas estabelecidas, buscando mobilizar vários grupos da população que não se sentem devidamente ouvidos, compreendidos e representados.

Ideologia: o populismo baseia-se em uma ideologia frágil (segundo Cas Mudde, professor da Universidade da Geórgia) que aglutina mentalidades e fragmentos ideológicos isolados para um entendimento político distorcido, o qual tem como foco a luta de „nós aqui de baixo” contra as „elites lá de cima”.

Estilo: o estilo político diferencia-se da prática das instituições democráticas estabelecidas, sobretudo pela tentativa de quebrar tabus, chamando assim a atenção da mídia.

O populismo revela-se mais como um fenômeno gradual do que um fenômeno absoluto, isto é, partidos ou movimentos políticos propriamente ditos não podem ser definidos simplesmente como populistas ou não populistas, porém, quase sempre, como mais ou menos populistas.

Sobre a pergunta de até que ponto o populismo pode desafiar a nossa democracia, não se pode responder sem o uso dos adjetivos “de esquerda” e “de direita”. A diferença fundamental consiste no que se entende por “povo” e como este é construído e legitimado de forma discursiva. Populistas de direita alimentam uma visão étnica ou até mesmo racista de um povo homogêneo. Já populistas de esquerda compreendem o povo como os pobres, desfavorecidos e explorados. Deste modo, uma população é construída socioeconomicamente. O entendimento étnico sobre o povo é excludente (os estrangeiros), enquanto uma compreensão socioeconômica é inclusiva (os marginalizados). O primeiro ponto de vista pode ser considerado antidemocrático, pois fere o princípio da igualdade democrática, enquanto a segunda visão não é necessariamente antidemocrática, desde que siga as regras constitucionais estabelecidas. O problema dos dois tipos de populismo reside no desprezo das organizações intermediárias tais como partidos, associações ou parlamentos.

Explicação:


robsondsf2007: não entendi
Perguntas similares