• Matéria: Pedagogia
  • Autor: IsaSouza9213
  • Perguntado 2 anos atrás

Ao explicar sobre o brincar, grande parte dos autores afirmam que esta atividade é realizada pela criança como um meio de recreação e prazer, mas que possibilita também sua interação com a família, com a comunidade, explorando o seu contexto social. A brincadeira acompanha o desenvolvimento da criança, que se organiza segundo o que ela consegue realizar em cada momento. Assim, a criança, no decorrer de seu desenvolvimento, constrói diversas e novas capacidades em seu ambiente, as quais lhe possibilitarão a compreensão e a atuação de modo mais efetivo no mundo. QUEIROZ, N. L. N. ; MACIEL, D. A. ; BRANCO, A. U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 16, n. 3 4, p. 169–179, 2006. Com base nessa informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Para Piaget, o brincar na infância passa por um processo de desenvolvimento no qual o jogo simbólico é uma das etapas. Este, por sua vez, cria possibilidades para a criança criar diversos significados novos para um mesmo objeto. Tal visão contraria os estudos de Vygotsky sobre o brincar. PORQUE II. Na visão de Vygotsky, o brincar permite à criança vivenciar situações que vão além do que é esperado para sua faixa etária, e essa ação imaginária cria intenções, planos de vida e motivações reais, relacionada aos seus desejos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Piaget notou que a brincadeira, dentro de um desenvolvimento para a cognição da criança é uma forma de contribuir para diferentes etapas de aprendizagem. Vygotsky nota o brincar como uma forma de desenvolver experiências. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Apesar de ambas as percepções sobre a criança e os jogos estarem corretas elas não se complementam

Nota-se que Vygotsky quanto o desenvolvimento do indivíduo, percebeu a brincadeira como uma base diretamente ligada ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.

Mais sobre as ideias de Piaget:

https://brainly.com.br/tarefa/22792353

#SPJ4

Perguntas similares