"A marginalização das mulheres como produtoras de saberes científicos e práticas sociais, a reprodução do “sistema de gêneros” pelo capitalismo industrial, o acesso tardio das mulheres às escolas primárias gratuitas e às universidades são fatos histórico-sociais que auxiliam na tarefa de interpretação da superioridade social dos homens e do masculino. Como alternativa para o enfrentamento deste quadro, despontam as pedagogias feministas, cujo objetivo central é o empoderamento das mulheres, sistematicamente vilipendiadas de sua agência político-social. As pedagogias feministas representam uma alternativa possível às visões pedagógicas tradicionais, centradas nos usos do currículo, tradicionalmente construído". (Chates, 2017).
Diante deste contexto trazida pela autora e seus entrelaçamentos com a pedagogia Feminista, marque a alternativa que expressa o pensamento deste movimento e seu encontro com a educação:
A)
O feminismo revela que as linhas do poder da sociedade estão estruturadas apenas e unicamente pelo capitalismo, e não, pelo patriarcado. Isso significa que o problema encontra-se estruturado na figura da mulher.
B)
A desigualdade de gênero une plenamente homens e mulheres. São igualitários e equânimes os modos de existir no mundo que estão expressos desde a construção de diferentes artefatos culturais, como nos modos como a escola recebe e posiciona cada uma dessas identidades no espaço.
C)
A perspectiva feminista nada teve efeito na sociedade.
D)
A reviravolta epistemológica, com base na perspectiva feminista, não há a necessidade de destacar isso, pois os assuntos não são baseados em questionamentos sobre as diferentes configurações no espaço escolar e o currículo, pois o currículo que predomina é claramente igualitário.
E)
O crescimento e a visibilidade do movimento e da teorização feminista fizeram com que as perspectivas críticas em educação atribuíssem importância ao papel de gênero na produção da desigualdade. Desigualdades que se expressavam dentro do campo acadêmico e de diferentes modos nos espaços sociais.
Respostas
respondido por:
2
O movimento feminista teve grande impacto na sociedade, inclusive dentro do ramo acadêmico. Nesse sentido, a alternativa correta é a letra E, haja vista a visibilidade que o movimento trouxe para o papel da mulher.
Quais os elementos constitutivos do movimento feminista?
- Projeto: diz respeito a forma que o movimento reivindicará suas propostas.
- Identidade: o nicho que o movimento faz parte e consegue agregar mais protestantes (mulheres)
- Agente opositor: pessoa, entidade ou situação que deve ser questionada, censurada por se opor ao pensamento majoritário. (patriarcado)
Aprenda mais sobre feminismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52019309
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás