O valor humano em evidência nesse texto é a empatia destinada aos desconhecidos. A preservação dos encontros familiares. A troca de solidariedade entre as pessoas. O cultivo de verdadeiras amizades. O privilégio de praticar boas ações
Respostas
O valor humano que está em evidência neste texto é:
D. O cultivo de verdadeiras amizades.
As verdadeiras amizades segundo o texto
De acordo com "Amizade sem trato", temos que este texto indica para os leitores sobre os sentimentos do autor, incialmente, sobre os seus queridos amigos. Ele afirma que todas as vezes que ele comenta sobre eles, acaba em prantos, pois os ama.
A verdadeira amizade para o autor não é algo infinito, pois os seres humanos um dia morrerão. No entanto, durante toda a nossa vida, teremos bons amigos que serão pessoas com que podemos contar sempre que precisarmos.
Neste texto, temos que para o autor não precisamos de muitos amigos, apenas poucos deles com que possamos contar e amar são o suficiente.
Veja a questão completa aqui:
Amizade sem trato
Dei pra me emocionar cada vez que falo dos amigos. Deve ser a idade, dizem que a gente fica mais sentimental. Mas é fato: quando penso no que tenho de mais valioso, os amigos aparecem em pé de igualdade com o resto da família. E quando ouço pessoas dizendo que amigo, mas amigo meeeesmo, a gente só tem dois ou três, empino o peito e fico até meio besta de tanto orgulho: eu tenho muito mais do que dois ou três. São uma cambada. Não é privilégio meu, qualquer pessoa poderia ter tantos assim, mas quem se dedica?
[...] Amizade não é só empatia, é cultivo. Exige tempo, disposição. E o mais importante: o carinho não precisa – nem deve – vir acompanhado de um motivo. [...]
Se são amigos mesmo, não precisam nem falar, podem caminhar lado a lado em silêncio. Não é preciso trocar elogios constantes, podem até pegar no pé um do outro, delicadamente. Não é preciso manifestações constantes de carinho, podem dizer verdades duras, às vezes elas são necessárias. Mas há sempre algo sublime no ar entre dois amigos de verdade. [...] Acho que é amor. [...] Por amor, você empresta suas coisas, dá o seu tempo, é honesto nas suas respostas, cuida para não ofender, abraça causas que não são suas, entra numas roubadas, compreende alguns sumiços – mas liga quando o sumiço é exagerado. Tudo isso é amizade com trato. Se amigos assim entraram na sua vida, não deixe que sumam.
Porém, a maioria das pessoas não só deixa como contribui para que os amigos evaporem. Ignora os mecanismos de manutenção. Acha que amizade é algo que vem pronto e que é da sua natureza ser constante, sem precisar que a gente dê uma mãozinha. E aí um dia abrimos a mãozinha e não conseguimos contar nos dedos nem dois amigos pra valer. E ainda argumentamos que a solidão é um sintoma destes dias de hoje, tão emergenciais, tão individualistas. Nada disso. A solidão é apenas um sintoma do nosso descaso.
5. O valor humano em evidência nesse texto é
a) a empatia destinada aos desconhecidos.
b) a preservação dos encontros familiares.
c) a troca de solidariedade entre as pessoas.
d) o cultivo de verdadeiras amizades.
e) o privilégio de praticar boas ações.
Veja mais sobre a amizade em
https://brainly.com.br/tarefa/4609397
#SPJ2