"[. ] a luz, as cores, os sons, os odores, os sabores, o calor, o frio e as demais qualidades apreendidas pelo tato, encontram-se em meu pensamento com tanta falta de clareza e confusão que ignoro mesmo se são verdadeiras ou falsas e apenas aparentes. " (DESCARTES, 1983, p. 279). Descartes instaurou o método da dúvida, no qual duvidar era o mesmo que pensar. O trecho acima demonstra que, para ele, o conhecimento verdadeiro: Selecione uma alternativa: a) Estava vinculado às nossas percepções, não carecendo de comprovações. B) Envolvia todos os tipos de expressões do ser humano. C) Estava associado aos saberes da escola, independente do conteúdo. D) Precisava de verificação, porém não rigorosamente. E) Não se relacionava às emoções ou aos sentidos
Respostas
respondido por:
0
Com base nos pensamentos de Descartes, é possível concluir que a alternativa correta é a letra E. Para Descartes, o conhecimento verdadeiro não se relacionava com emoções ou sentimentos, pois só poderia ser obtido por meio da aplicação da razão pura.
Pensamentos de René Descartes:
Descartes foi um notável filósofo e matemático francês. Foi o criador do pensamento cartesiano, que deu origem à Filosofia Moderna.
Para Descartes, a busca pela verdade absoluta só era possível através do uso do racionalismo. Ele definiu 4 regras para se chegar ao conhecimento verdadeiro. Elas eram:
- Nada é verdadeiro até que seja provado como tal;
- Os problemas só podem ser resolvidos se forem analisados sistematicamente;
- As ideias devem partir sempre do mais simples para o mais complexo;
- O processo para obtenção do conhecimento verdadeiro deve ser revisto do início ao fim para garantir que nenhum detalhe importante foi omitido.
Para aprender mais sobre René Descartes, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4716825
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás