"A importância de distúrbios de lipoproteínas plasmáticas e anormalidades no metabolismo lipídico caracterizadas por hiperlipidemia e/ou hipercolesterolemia como fator etiológico no desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas e aterosclerose potencial são, atualmente, cada vez mais apoiadas por considerável número de estudos populacionais e epidemiológicos". DORNAS, Waleska C. Et al. Aterosclerose experimental em coelhos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 95, n. 2, p. 272-278, ago. 2010. Disponível em:
Respostas
Com relação a questão apresentada sobre distúrbios de lipoproteínas plasmáticas e anormalidades no metabolismo lipídico, o aumento dos níveis da Lipoproteína de alta densidade está associado com a diminuição do risco a aterosclerose. Logo, a alternativa correta é a descrita na letra E.
Sobre lipoproteína de alta densidade (HDL)
A lipoproteína produzida pelo organismo, é de alta densidade e responsável por retirar o excesso de colesterol dos tecidos corporais, diminuindo os riscos do surgimento de doenças que a hipercolesterolemia causa, como por exemplo doenças coronarianas, opacidades córneas e xantomas planares.
O HDL chamado de "colesterol bom", conduz os cristais de colesterol até o fígado, onde estes serão quebrados e metabolizados uma vez mais para, assim, serem descartados do corpo.
Complemento da questão:
a. Lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL)
b. Lipoproteína de densidade intermediária (IDL)
c. Colesterol Incorreto
d. Lipoproteína de alta densidade (LDL)
e. Lipoproteína de alta densidade (HDL)
Entenda mais sobre lipoproteínas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51743407
#SPJ4
Resposta: Lipoproteína de alta densidade HDL corrigido no AVA
Explicação:
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,..,.,,.