• Matéria: ENEM
  • Autor: felipegustavo7364
  • Perguntado 2 anos atrás

"Inclusão" é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro "O Tempo", publicadas em outubro de 2015, afirmaram que "Escola rejeita aluno deficiente e caso vai parar na Polícia", e ainda "Crianças autistas são aceitas, mas inclusão ainda é parcial", o que evidencia que este direito não é suficientemente respeitado e garantido em sua íntegra. Analisando as situações relatadas, é CORRETA a afirmativa:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

A alternativa C mostra-se a correta, em função da ideia de que a inclusão é uma lei, conforme as políticas públicas vigentes, no sentido de que todas as crianças com necessidades específicas devem ser contempladas.

Inclusão na Atualidade

A inclusão representa a ação de garantir os direitos de pessoas com necessidades educacionais especiais, além de ser uma lei, conforme a Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Em função disso, todas as escolas regulares são obrigadas a matricular alunos com dificuldades, ou deficiências, de forma que o não cumprimento poderá gerar penas a estas instituições.

A ideia é justamente gerar uma sociedade mais justa, a qual possa considerar a diversidade humana em sua totalidade.

Complemento

Inclusão é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro "O Tempo", publicadas em outubro de 2015, afirmaram que "Escola rejeita aluno deficiente e caso vai parar na Polícia", e ainda "Crianças autistas são aceitas, mas inclusão ainda é parcial", o que evidencia que este direito não é suficientemente respeitado e garantido em sua íntegra. Analisando as situações relatadas, é CORRETA a afirmativa: As instituições públicas não estão preparadas para a inclusão de alunos especiais em classes regulares e sentem-se no direito de rejeitá-los, amparadas pelas leis. As escolas têm razão em não aceitarem um autista clássico, por exemplo, já que ele não conseguirá acompanhar os colegas. Diante da recusa de uma escola particular, em receber seu filho deficiente, os pais podem recorrer ao poder público para solucionar o impasse. Instituições públicas, no geral, não apontam empecilhos para cumprir as normas de inclusão estabelecida.

Mais sobre inclusão: brainly.com.br/tarefa/52976827

#SPJ4

Perguntas similares
2 anos atrás