Grande maioria das charges apresentam algum tipo de crítica a diversas situações do cotidiano e das relações sociais. Considerando a charge acima e os seus estudos acerca da sociologia jurídica, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. No capitalismo, segundo as teses de Marx, ele exerce a função de gerar na particularidade a emancipação do homem como cidadão.
PORÉM
II - Não a emancipação da dependência das relações de produção e o condena ao legitimar a propriedade privada, pois é a desigualdade material que determina a condição do homem em sociedade e não a sua idealização como cidadão.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II explica a I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A alternativa correta sobre a obra do sociólogo e economista Karl Marx e as problemáticas do capitalismo é: "Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II explica a I."
Para isso, é preciso compreender de que maneira Karl Marx relaciona o tema da cidadania e da emancipação com o capitalismo.
Marx, emancipação e capitalismo
Dentro da obra do sociólogo e economista alemão Karl Marx, o capitalismo é visto enquanto componente que gera profunda desigualdade, partindo a sociedade na luta de classes.
Nisso, é a partir do controle dos meios de produção que a burguesia realiza seu controle sobre o proletariado, onde a condição de cidadão não é suficiente para exercer uma plena emancipação da desigualdade imposta pelo capitalismo.
Para mais sobre Karl Marx, leia: https://brainly.com.br/tarefa/38830313
#SPJ1