"Pois é. U purtuguêis é muito fáciudi aprender, purqui é uma língua qui a gentiiscreviixatamenticumu si fala. Num é cumuinglêisqui dá até vontadidi ri quandu a gentidiscobricumu é qui si iscrevi algumas palavras. Importuguêis, é só prestátenção. U alemão purexemplu. Qué coisa mais doida? Num bate nada cum nada. Até nu espanhol qui é parecidu, si iscrevi muito diferenti. Qui bom qui a minha lingua é u purtuguêis. Quem soubéfalá, sabiiscrevê. " Jô Soares, revista Veja, 28 de novembro de 1990
Respostas
A alternativa correta acerca do uso da língua e seu emprego é a letra A.
Sobre o uso da língua
Exatamente por ser algo corriqueiro e natural, não se reflete sobre o uso da língua no dia-a-dia e sua complexidade. Muitos aspectos são envolvidos nesse processo, como a maneira como falamos e como a escrevemos. Além do uso das variações em seus contextos pedidos.
Acerca das proposições, temos o seguinte:
- a segunda é falsa porque, com a piada de Jô, podemos perceber que o português é uma língua complexa, já que não é somente escrever como falamos
- a terceira proposição é falsa porque a ovelha, na charge, até mesmo utiliza as gírias
- é falsa porque no texto de Jô não há gírias, mas sim algo mais próximo à fala
O restante da questão:
I. A charge e a piada do Jô têm a contradição como ponto em comum. Ambos os textos contrariam suas afirmações a partir da escolha linguística usada.
II. A partir do texto 2, confirmamos que o português é uma língua mais fácil de aprender que o inglês e o alemão, já que o brasileiro escreve do modo que fala.
III. A partir da leitura da charge, podemos afirmar que a ovelhinha rejeita o emprego de gírias nas conversas.
IV. Tanto a charge como o texto de Jô Soares trazem muitas gírias.
Considerando F para falso e V para verdadeiro, as afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
a) V, F, F, F.
b) F, V, V, V.
c) F, F, V, V.
d) V, V, F, F.
e) F, V, F, F.
Saiba mais sobre o uso da língua em: https://brainly.com.br/tarefa/53392549
#SPJ4