(ADAPTADA) De acordo com as intenções do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), em seu texto famoso, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, considere as sentenças abaixo: I. A sociedade, na visão de Rousseau, impôs aos seus indivíduos uma uniformidade artificial de comportamento, levando-os a ignorar, por sua educação, os deveres e as necessidades fundamentais de todos os seres humanos, promovendo, devido a divisão do trabalho e da terra, miséria e pobreza. II. Nesta obra, Rousseau analisa a degeneração da moralidade da natureza humana e atribui responsabilidade à própria civilização pelo declínio moral do homem e, à partir daí, própria existência das desigualdades sociais. III. O desenvolvimento da sociedade, para Rousseau, trouxe a possibilidade de o homem fazer uso de seu livre-arbítrio, tornando-se totalmente autossuficiente do restante do grupo a que pertence. Estão corretas: Escolha uma opção:
Respostas
De acordo com os conceitos fundamentados por Rousseau, podemos afirmar que somente as afirmativas I e II estão corrretas visto que para ele, o foco não é a autossuficiência do homem, e sim o conjunto de ações e decisões que ele realiza de forma coletiva, ou seja, é essencial que ele saiba viver em grupo para que aconteça o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, a alternativa correta a B.
Sobre as ideias de Rousseau
O filósofo defendia a liberdade natural das pessoas e o dever de haver uma preservação da comodidade e da erradicação de qualquer perigo, e isso seria possível somente por meio do contrato social. Ele declarou que a maior desenvolvedora de desigualdades era a propriedade privada, pois através dela, o indivíduo perde o amor de si, e abre espaço para o amor próprio, que seria um ato individualista.
A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções sejam:
- A) III e IV.
- B) I e II.
- C) II e III.
- D) Apenas a I.
- E) I, II e III.
Aprenda mais sobre Rousseau em https://brainly.com.br/tarefa/46012755
#SPJ4