preciso de um texto sobre legado da escravidão e o preconceito contra negros no brasil. porfavorrrrrrrrrrrrrrr me ajudem rapido
Respostas
resposta:
Estima-se que o Brasil recebeu mais de 4 milhões de escravos africanos entre 1550 e 1850. A Lei Áurea, em 1888, encerrou a escravatura, mas deixou os negros à margem da sociedade. Deste forma, os afrodescendentes ainda são vítima do preconceito e da exclusão social, legado herdado da escravidão.
Após o segundo reinado (1889), a população negra foi explorada com empregos de baixa remuneração e sem nenhuma qualificação para exercer papel de maior relevância no mercado de trabalho. Além disso, até recentemente, o governo brasileiro não havia tomado nenhuma ação efetiva para promover a integração econômica e social dessa população. Visto que, o Estatuto Racial, marco jurídico contra as desigualdades, só foi sancionado em 2010.
Além disso, apesar de o racismo ser considerado crime em 1989, essa atitude é ainda latente no país. São frequentes as manifestações e as injúrias raciais, especialmente por meio das redes sociais. Um bom exemplo é o das ofensas proferidas contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, do Jornal Nacional, em outubro de 2015.
Como a condição do negro no Brasil é decorrente de um processo histórico de exploração, cabe ao Estado intervir através de ações de políticas afirmativas. O estabelecimento de cotas raciais e sociais para os negros ingressarem em universidades e concursos públicos são medidas reparadoras para reduzir a desigualdade herdada desde a colonização. Por outro lado, a mídia, de uma forma geral, pode contribuir para a valorização da cultura afrodescendente, denunciando e incentivando o combate às atitudes racistas.
bons estudos