• Matéria: Matemática
  • Autor: leticiaferreiir3325
  • Perguntado 3 anos atrás

Diante da hipótese evolutiva apresentada no texto, as organelas supostamente derivadas dessa associação são

Respostas

respondido por: maraelendyr
0

De acordo com a teoria da endossimbiose, as organelas derivadas da associação das células procariontes com as células bacterianas são mitocôndrias e cloroplastos.

O que é a Endossimbiose?

A endossimbiose diz respeito a uma relação ecológica onde um organismo vive no interior de outro organismo.

Segundo a sua teoria, as mitocôndrias e os cloroplastos eram endossimbiontes. Acredita-se que sua célula hospedeira era da espécie fagócito heteretrófico, que possuía capacidades de englobar outras células.

Ao longo do tempo, após processos evolutivos, elas passaram a ser uma organela dentro da célula.

O que evidencia a endossimbiose dessas organelas é que ambas possuem maquinaria celular e material genético próprio, além de seus ribossomos serem mais semelhantes aos de células procarióticas. E o seu processo de divisão é semelhante ao da reprodução das bactérias.

O complemento do enunciado: Os primeiros seres vivos possuíam uma organização muito simples, eram procariontes. O processo evolutivo a partir dessas células mais simples originou células de organização mais complexa, chamadas de eucariontes. Uma das hipóteses mais aceitas para o processo evolutivo das células eucariontes defende que as células procariontes teriam englobado células bacterianas, determinando uma relação ecológica chamada de simbiose, pela qual a célula fornece proteção do meio externo e nutriente. Além disso, o microrganismo favorece maior rendimento e aproveitamento energético mediante o processo de respiração celular. Sendo assim, essa hipótese é mutuamente vantajosa.  

Veja mais sobre a teoria da endossimbiose em: brainly.com.br/tarefa/29716051

#SPJ4

Perguntas similares