Leia o texto abaixo.
[...] Uma pesquisa de 2017 da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico no mundo. Ao todo, o país gera 1,5 milhão de toneladas por ano.
Francisco Antônio Nogueira da Silva, supervisor operacional do Projeto Lixo Eletrônico da fundação Settaport, chama atenção para a falta de conscientização em relação ao descarte. “Há pouco tempo, as pessoas não separavam, porque misturavam todos os tipos de lixo. Acham que pode por lixo eletrônico junto com comida. Esse lixo pode [...] afetar o meio ambiente [...]. O pessoal não entende isso”, aponta Nogueira. [...]
Com base nesse texto, o descarte inadequado afeta o meio ambiente, pois esse tipo de lixo:
contém metais pesados que atuam como bioacumuladores.
eleva a concentração de ácidos presentes na chuva.
intensifica a proliferação de bactérias no solo.
libera gases tóxicos na natureza pela ebulição dos metais.
libera radicais livres que destroem a camada de ozônio.
Respostas
Resposta:
A)contém metais pesados que atuam como bioacumuladores.
Explicação:
Espero ter ajudado.
O descarte inadequado do lixo eletrônico afeta o meio ambiente porque esse tipo de lixo contém metais pesados que atuam como bioacumuladores (letra A).
Lixo eletrônico e cuidados
Sabe-se que o ser humano descarta diariamente uma grande quantidade de resíduos, os quais podem ser de diversas naturezas, como restos de alimentos, papel, metais ou vidros. Nesse sentido, é muito importante que o lixo seja descartado separadamente de acordo com a natureza do resíduo, tendo em vista os impactos ao meio ambiente que isso pode ocasionar.
O descarte inadequado de lixos eletrônicos, por exemplo, podem contaminar o solo e as águas, favorecendo o fenômeno de bioacumulação. Esse fenômeno consiste na ingestão de metais pesados por seres vivos, os quais passam a apresentam cada vez concentrações maiores dessas substâncias em seus organismos.
Outra questão sobre metais pesados e lixo:
https://brainly.com.br/tarefa/53583749
#SPJ2