Isabela é professora de matemática e propôs aos seus alunos do 3º ano do ensino médio um problema envolvendo probabilidade. Ela escreveu a seguinte palavra no quadro:
Á L G E B _ _
Isabela afirmou aos seus estudantes que, cada um dos traços, deve ser preenchido com uma dentre as letras S,R,T e A. Desse modo, ela fez tantos cartões de formatos idênticos, quanto à quantidade de possibilidades de formar uma palavra de duas letras distintas, a partir das 4 letras disponíveis, e os colocou em uma urna. Ela perguntou aos alunos, qual seria a probabilidade de, ao acaso, retirar um cartão dessa urna contendo a palavra RA. Ana respondeu, corretamente, a essa pergunta.
Qual é a fração que corresponde à resposta dada por Ana?
Respostas
Utilizando a fórmula de arranjo simples e a definição de probabilidade, temos que, a fração dada por Ana é igual a 1/12.
Probabilidade
Para calcular a fração que representa a probabilidade de se retirar o cartão com a palavra RA precisamos dividir a quantidade de cartões escritos RA pela quantidade total de cartões na urna.
A quantidade de cartões na urna é igual à quantidade de frases que podemos formar com as letras R, S, T e A que possuem duas letras distintas. Nesse caso, podemos utilizar a fórmula de arranjo simples da análise combinatória:
4! ÷ (4 - 2)! = 4*3 = 12
Como apenas um cartão possui a palavra RA, podemos afirmar que, a fração que representa a probabilidade descrita é igual a:
1/12
Para mais informações sobre porcentagem, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/38860015
#SPJ2