"A história do imigrante talvez seja um dos melhores relatos do choque entre o público e o privado, sobretudo se voltarmos nosso foco para os grandes movimentos populacionais ocorridos entre 1830 e 1930, que caracterizaram a Europa expulsora, de um lado, e a América ávida por povoadores, de outro"
(ALVIM, Zuleika. Imigrantes: a vida provada dos pobres do campo. In: NOVAIS, Fernando. História da vida privada no Brasil. Vol.: III. 2004, p.216).
O fragmento acima sinaliza que o movimento migratório do século XIX e início do século XX representam movimento articulado entre Europa e América. A chegada desses novos grupos aparece ao mesmo tempo em que se consolidam processos de independência iniciados no século XVIII, sobre essa relação podemos afirmar.
à liberação de um excedente de mão-de-obra que a industrialização tardia de países como Itália e Alemanha não tinham como absorver mão de obras, gerou a expulsão de população e a independência americana liderada por esses grupos.
à severa perseguição na Europa das minorias católicas, que encontraram refúgio nas Américas.
à acomodação política das novas nações centralizadas americanas, que passaram a expulsar aqueles contrários aos Estados recém criados, geraram uma mobilização de migrantes dentro das américas.
ao processo de consolidar Estados Nação nas Américas em que o valor e o reconhecimento em especial de imigrantes europeus era visto de bom grado.
à expansão do industriaimigrantes lismo europeu que passou a buscar novas fronteiras nas Américas, por meio de filiais, gerando novos colonialismo e trazendo revoltas contra os tidos como invasores.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: ao processo de consolidar Estados Nação nas Américas em que o valor e o reconhecimento em especial de imigrantes europeus era visto de bom grado.
Explicação: conforme estudos realizados na faculdade
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás