O dimensionamento das armaduras transversais se baseia na teoria da treliça generalizada que foi desenvolvida com base na teoria clássica de Ritter-Mörsch, que aponta uma semelhança entre o comportamento de uma treliça e o de uma viga de concreto armado fissurado. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Alternativa 1:
O banzo comprimido (biela) é formado pela região do material que está sujeita à tração.
Alternativa 2:
A diagonal comprimida é formada por bielas comprimidas de concreto que não apresentam inclinação em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
Alternativa 3:
O banzo tracionado é formado pelas barras de armaduras transversais de tração, tendo em vista que o concreto fissurado consegue suportar essas tensões.
Alternativa 4:
A diagonal tracionada é formada pelas barras de armaduras transversais de tração com determinada inclinação em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
Alternativa 5:
Em toda a altura de uma seção transversal retangular, surgem tensões de tração e compressão inclinadas em relação ao eixo da peça. Elas introduzem, no elemento estrutural, o efeito de momento, ou seja, apresentam uma tendência de torção.
Respostas
Resposta:D
Alternativa 4:
A diagonal tracionada é formada pelas barras de armaduras transversais de tração com determinada inclinação em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
Explicação:
De acordo com Cavalcante (2019), o modelo de treliça generalizado forma um sistema composto por
quatro componentes, assim como mostra a Figura 5.
• O banzo comprimido (biela) é formado pela região do material que está sujeita à compressão.
• A diagonal comprimida é formada por bielas comprimidas de concreto que apresentam alguma
inclinação em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
• O banzo tracionado é formado pelas barras de armaduras longitudinais de tração, tendo em
vista que o concreto fissurado não consegue suportar essas tensões.
• A diagonal tracionada é formada pelas barras de armaduras transversais de tração com determinada inclinação em relação ao eixo longitudinal do elemento estrutural.
PAGINA 67 DO LIVRO