• Matéria: Administração
  • Autor: gislainealvessilva
  • Perguntado 2 anos atrás

A metodologia consagrada pela Teoria de Finanças para determinação do valor de mercado de uma empresa é formada pelos seguintes componentes fundamentais:

a) fluxo de caixa;

b) taxa de desconto (taxa mínima de atratividade);

c) horizonte de tempo das projeções;

d) risco.

A base de avaliação de uma empresa são os fluxos de caixa definidos em termos operacionais onde se excluem basicamente os fluxos de remuneração do capital de terceiros (despesas financeiras). Os valores relevantes para a avaliação são os provenientes da atividade operacional da empresa e disponíveis a todos os provedores de capital: próprios ou de terceiros. O impacto do financiamento oneroso deve refletir-se inteiramente sobre o custo total de capital utilizado como taxa de desconto dos fluxos de caixa.

Os fluxos operacionais de caixa devem ainda ser projetados para determinado horizonte de tempo, apurando-se dessa estrutura de entradas e saídas de caixa, a riqueza líquida expressa em moeda atual, ou seja, a valor presente.

O fluxo de caixa operacional disponível utilizado na determinação do valor de uma empresa é calculado da forma seguinte:



Definidos os fluxos operacionais disponíveis de caixa da avaliação, outra medida a ser estimada refere-se à taxa mínima de atratividade desejada para decisão de investimento. Essa taxa deve descontar os benefícios de caixa previstos para o cálculo do seu valor presente que representa o valor econômico da empresa.

O horizonte de tempo reflete a delimitação do prazo de geração dos fluxos de caixa esperados na apuração do valor de mercado da empresa. As avaliações são desenvolvidas em um contexto de prazo indeterminado por inexistir normalmente alguma definição prévia formal de sua dissolução.

Nessas condições para aplicação do método do fluxo de caixa descontado na avaliação é possível adotar-se a separação do horizonte de projeção do investimento em duas grandes partes.

A primeira parte descreve um período previsível dos resultados operacionais esperados sendo verificado nos primeiros anos do investimento.

A segunda parte do horizonte de projeção é conhecida por valor residual. A duração dessa parte é indeterminada (perpetuidade). Diante principalmente da hipótese de maior presença da concorrência e acirradas disputas por market share é esperado que o retorno produzido pelo investimento nesse intervalo indeterminado de tempo se retrai até o nível aproximadamente de seu custo de capital demonstrando um equilíbrio nas taxas.

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas, 2010 (adaptado).



Baseando-se no texto apresentado anteriormente, bem como nos estudos sobre avaliação de um empreendimento, escolha a alternativa que aborda corretamente esses ensinamentos.
Escolha uma opção:

a.
A taxa mínima de atratividade representa a expectativa de retorno definida pelos proprietários do empreendimento, ou seja, representa o quanto verdadeiramente o empreendimento remunerará esses proprietários.


b.
Ao montar o fluxo de caixa operacional, deve-se acrescentar os investimentos em capital de giro e bens permanentes, que por proporcionarem ganhos, serão acrescidos ao fluxo de caixa operacional.


c.
O lucro líquido apurado pode conter despesas que não afetam o caixa e que por isso precisam ser abatidas do lucro líquido para se encontrar o valor do fluxo de caixa operacional.


d.
A avaliação do valor de mercado de uma empresa deve ser baseada no estabelecimento dos fluxos de caixa operacionais, considerando a taxa mínima de atratividade requerido pelos investidores, como também o risco inerente e o horizonte de projeção (período previsível e perpetuidade) desse investimento.

e.
Ao avaliar um empreendimento, é preciso considerar um horizonte de tempo finito para as projeções do fluxo de caixa, pois esses fluxos de caixa operacionais são facilmente mensuráveis.

Respostas

respondido por: tallitasouzacrz
2

Resposta:

A avaliação do valor de mercado de uma empresa deve ser baseada no estabelecimento dos fluxos de caixa operacionais, considerando a taxa mínima de atratividade requerido pelos investidores, como também o risco inerente e o horizonte de projeção (período previsível e perpetuidade) desse investimento.

Explicação:

Corrigido pelo Ava

Anexos:
respondido por: rafapete88
2

Resposta: A avaliação do valor de mercado de uma empresa deve ser baseada no estabelecimento dos fluxos de caixa operacionais, considerando a taxa mínima de atratividade requerido pelos investidores, como também o risco inerente e o horizonte de projeção (período previsível e perpetuidade) desse investimento.

Explicação:

AVA

Perguntas similares