• Matéria: Português
  • Autor: clarahelencunha
  • Perguntado 2 anos atrás

a) Qual é a classe de palavras que predomina na construção do trecho lido? Exemplifique. b) As imagens evocadas no texto são, aparentemente, aleatórias, misturando ele mentos da natureza e da sociedade industrial. Indique o modo como a coesão e a coerência do texto são construídas. c) Identifique o único elemento do texto que está no plural. Em que essa escolha contribui para realçar o tema do texto? d) Explique o título da canção a partir do sentido que "as águas de março" adquirem no texto.​

Anexos:

Respostas

respondido por: analuciacx2018
2

Resposta:

) Qual é a classe de palavras que predomina na construção do trecho lido? Exemplifique.

Resposta: Substantivos: pau, pedra, fim, caminho, resto, toco, caco, vidro, vida, sol, noite, morte, laço, anzol, peroba, campo, nó, madeira, caingá, candeia, vento, tombo, ribanceira, etc.

b) As imagens evocadas no texto são, aparentemente, aleatórias, misturando elementos da natureza e da sociedade industrial. Indique o modo como a coesão e a coerência do texto são construídas.

Resposta: A coesão é construída pela repetição estrutural verbo ser + substantivo nas espressões "É pau, é pedra", "São as águas [...]", etc. Há, ao longo do texto, o encadeamento de vários elementos que "são". Já a coerência se constrói pela descrição de cenas e situações que são unificadas pelo refrão: tudo o que é descrito se transforma no final do verão, quando surge uma nova esperança: "promessa de vida".

c) Identifique o único elemento do texto que está no plural. Em que essa escolha contribui para realçar o tema do texto?

Resposta: O único elemento que se encontra no plural é o substantivo "água". Afinal, a água será a responsável, no texto, por trazer a mudança, a renovação. Esse plural reforça a importância das águas e do refrão da canção: "São as águas de março fechando o verão/É a promessa de vida no teu coração".

d) Explique o título da canção a partir do sentido que "as águas de março" adquirem no texto.

Resposta: O título se refere à passagem do tempo, ao fim do verão com as chuvas que caem em março. É como se tudo, natureza e civilização, fosse "lavado" e renovado com a mudança da estação.

Espero ter ajudado :)

Perguntas similares