“A família enquanto instituição corresponde a essa estruturação social, afetiva e econômica do sujeito, quando é a partir dela que o mesmo se constrói nas relações. O grupo familiar, dessa forma, apresenta-se na maioria das vezes como sendo o primeiro em que o indivíduo irá iniciar a vida social e afetiva. Contudo a família será a primeira instância que lhe transmitirá valores e ensinamentos sobre questões de papéis, formação enquanto pessoa, moralidade e conceitos de mundo, ensinando as maneiras de se portar diante das dificuldades entre outras situações, que depositará a família como referência para os indivíduos em sua formação tanto pessoais, como sociais” (GOMES; SILVA; PESSINI, 2011, p.1).
Referência:
GOMES, C. P.; SILVA, P. A.; PESSINI, M. A. A nova configuração familiar: a família contemporânea usuária das políticas públicas. Anais do 5º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais. Unioeste, Cascavel, 9 a 12 de outubro de 2011.
Como diz o texto acima, a instituição familiar tem grande importância na socialização primária dos indivíduos. O conceito de família pode ter continuado mais ou menos o mesmo, mas historicamente, os modelos de família foram sofrendo mudanças nas suas estruturas e nos papéis dos seus membros.
Observe os tipos de família a seguir e relacione-os com os grupos de integrantes característicos das mesmas.
I. Família Burguesa
II. Família Aristocrática
III. Família Camponesa
IV. Família Proletária
( ) Famílias dos trabalhadores rurais
( ) Famílias dos donos do capital
( ) Famílias dos trabalhadores da indústria
( ) Famílias dos donos das terras
Assinale a sequência correta.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: (III) Famílias dos trabalhadores rurais
(I) Famílias dos donos do capital
(IV) Famílias dos trabalhadores da indústria
(II ) Famílias dos donos das terras
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás