Respostas
Resposta:
- Demanda indesejada;
- Demanda irregular;
- Demanda plena;
- Demanda Excessiva;
Explicação:
- Demanda indesejada: fazem parte deste tipo de demanda os produtos e serviços que são nocivos à saúde ou ao meio-ambiente. Aqui, o estímulo não é para consumi-los e sim, para que o consumo seja desestimulado. Os cigarros e as armas de fogo são alguns exemplos que entram nesta demanda de mercado. Vale destacar que esse tipo de comércio no Brasil é regulado por órgãos públicos por meio de campanhas educativas.
Demanda irregular: este tipo de demanda sofre variação na procura. As causas são diversas, tais como o clima, as datas comemorativas, os acontecimentos inesperados entre muitos outros motivos. Um exemplo clássico disso são as lojas com roupas de inverno, que tem queda de vendas durante o verão, e as sorveterias, que vendem menos no inverno.
Demanda plena: fazem parte deste tipo de procura os produtos e os serviços que se tornaram essenciais no cotidiano do dia a dia. Assim, há um equilíbrio entre a oferta e a demanda do produto ou do serviço. Alimentos como arroz e feijão, a telefonia e os materiais de higiene entram nesse grupo.
Demanda Excessiva: aqui há uma procura maior que a oferta e nem todos os consumidores são atendidos. Um exemplo deste são edições as limitadas de determinados produtos e os ingressos de final de campeonatos esportivos.