Grande maioria das charges apresentam algum tipo de crítica a diversas situações do cotidiano e das relações sociais. Considerando a charge acima e os seus estudos acerca da sociologia jurídica, analise as asserções a seguir e a relação entre elas: I. No capitalismo, segundo as teses de Marx, ele exerce a função de gerar na particularidade a emancipação do homem como cidadão. PORÉM II - Não a emancipação da dependência das relações de produção e o condena ao legitimar a propriedade privada, pois é a desigualdade material que determina a condição do homem em sociedade e não a sua idealização como cidadão. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Sobre a sociologia jurídica, é uma subdisciplina da sociologia ou uma perspectiva interdisciplinar dentro dos estudos jurídicos, utilizados nas teses de Marx.
Resposta: Alternativa 4, as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II explica a I.
Sociologia jurídica
Os sociólogos críticos desenvolveram uma visão do direito como um instrumento de poder. No entanto, outros teóricos da sociologia do direito, como Philip Selznick, argumentam que o direito moderno tornou-se cada vez mais sensível às necessidades da sociedade e também deve ser cumprido moralmente.
Há outros estudiosos, principalmente o sociólogo americano Donald Black, que desenvolveram uma teoria firme do direito científico baseada em um paradigma puramente sociológico. Como "ciência pura", a sociologia do direito não se concentra nos infratores, mas nas funções ou consequências do caos, da violência e do crime, como produto do ambiente físico e social determinado pelo direito, moral, educação e todas as outras formas de organização social.
Para mais informações sobre Marx, emancipação e capitalismo, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/54219893
#SPJ1