• Matéria: História
  • Autor: karolline5423
  • Perguntado 3 anos atrás

De acordo com esse texto, a insatisfação com a regência de Feijó foi mobilizada por
ações políticas realizadas a mando do imperador. Instituições políticas ligadas à nobreza imperial. Intervenções administrativas feitas pela Coroa Portuguesa. Limitadas possibilidades de exercício da cidadania

Respostas

respondido por: vitoriaxx0
18

Resposta: limitadas possibilidades de exercício da cidadania

respondido por: nataliafransantos
1

A insatisfação da população com a regência de Feijó está relacionada ao exercício limitado da cidadania por parte da população. (alternativa d)

Apenas uma pequena parte da população podia votar

O regente Diogo Feijó, foi eleito por uma pequena parcela da população, pois naquela época um número muito limitado de pessoas poderia votar, reduzindo o acesso das pessoas à escolha de quem deveria governar o país.

Essa limitação resultou na insatisfação da população, o que fez com que milhares de revoltas populares surgissem em todo o país, como a Cabanagem, Sabinada e a Guerra dos Farrapos, tornando o governo de Feijó bastante instável.

O texto para a questão é:

“Diogo Antônio Feijó foi eleito regente em 7 de abril de 1835, e administrou o país até 1837, na chamada "Regência Una de Feijó", após vencer o pleito contra o pernambucano Antônio Francisco de Paula Holanda Cavalcanti de Albuquerque. [. ] A escolha do primeiro regente único se deu por cerca de cinco mil pessoas, aqueles considerados cidadãos ativos brasileiros, ou seja, somente os que poderiam votar e ser votados. A população do Brasil era de aproximadamente cinco milhões de habitantes, o que contribuiu para a insatisfação e o surgimento de insurreições por todo o país. [. ]

Aprenda mais sobre a regência de Feijó em: https://brainly.com.br/tarefa/16288999

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares