FÓRUM Devido ao contexto social, onde a tecnologia se torna a informação principal na vida das pessoas, dentro e fora da escola, muito se discute sobre o desenvolvimento da escrita das crianças. No livro intitulado Psicogênese da língua escrita, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em seus aspectos linguísticos, significativos à alfabetização, as autoras definem esse processo de construção da escrita em cinco níveis, sendo eles: nível I - pré-silábico; nível II - intermediário I, nível III - silábico, nível IV - intermediário II ou silábico-alfabético e nível V - alfabético. Para chegar ao processo final, a criança passa pelos 4 níveis iniciais, chegando ao nível alfabético. Diante disso, apresente as características destes níveis da escrita da criança.
Respostas
Resposta:Nível 1: Pré-Silábico: garatujas representando a escrita
Nível 2: Intermediário: criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado.
Nível 3: Silábico :criança percebe o som e representa graficamente uma letra para cada sílaba.
Nível 4:Silábico Alfabético: Começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra, isso quer dizer: Fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los. Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas
Nível5: Alfabético: As crianças escrevem de forma fonética, isto é, a sua escrita é relacionada ao som que ouvem e então enfrentam as questões ortográficas. Geralmente o número de fonemas é igual ao número de letras
Emília Ferreiro e Ana Teberosky definiram 4 níveis de aprendizagem da escrita, sendo: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético. Após o alfabético, pode-se chegar ao nível ortográfico. A partir da pesquisa das duas autoras, decorrida durante dois anos e também por um trabalho experimental com crianças de 4 a 6 anos de idade. Importante destacar que, no livro da Psicogênese da língua escrita, não aparece o nível intermediário.
Níveis da construção da escrita
- Nível pré-silábico: A criança ainda não estabelece uma relação entre escrita e fala, mas exerce a escrita através de rabiscos, letras e desenhos aleatórios.
- Nível silábico: A criança começa a entender que há uma relação entre a fala e a escrita, na grafia e na sonoridade, representando na sua escrita, uma letra para cada sílaba ou para cada palavra.
- Nível silábico-alfabético: Escrita quase alfabética, a criança começa a escrever algumas sílabas, mas acaba "engolindo" algumas das letras.
- Nível alfabético: A criança já compreende a relação entre a letra a sílaba e o som, realizando a escrita conforme a sonoridade, escrevendo do jeito que se fala, apresentando problemas ortográficos.
Para saber mais sobre os níveis de escrita acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/17398628
#SPJ1