Respostas
Resposta:
O conceito de movimento pendular é revisitado e discutido neste artigo, para, com base em estudos teóricos e empíricos, apreender a novas dimensões do processo de reestruturação metropolitana. A importância desse movimento na dinâmica dos principais espaços urbanos do Brasil é revelada por observações preliminares acerca da informação de deslocamento domícilio/trabalho/estudo, pesquisado no Censo Demográfico 2000.
Movimento pendular; Mobilidade urbana; Deslocamentos intrametropolitanos.
Neste artigo, foi considerada a hipótese de que a mensuração dos deslocamentos trabalho/estudo, como uma modalidade de movimento pendular, permite a apreensão de novas dimensões do processo de reestruturação do espaço intrametropolitano, podendo contribuir para revelar o alcance das novas formas espaciais urbanas, cada vez menos definidas e precisas.
Com essa finalidade, o conceito de "movimento pendular", apesar de antigo nas análises geográficas, é revisitado a partir de uma atualização teórica, bem como de estudos realizados para algumas aglomerações metropolitanas nacionais. Assim, com base nos resultados de tabulações da informação censitária de 2000, serão tecidas observações preliminares para os principais espaços urbanos do Brasil.