A fase da adolescência é caracterizada, cognitivamente, pela fase de operações formais. Resumidamente, é a capacidade de pensar e entender as possibilidades, de formar hipóteses e aplicá-las à realidade. Baseado nesse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a.
É relativamente comum um adolescente desempenhar a fase operatório-formal com êxito sem um conjunto de operações concretas bem estabelecidas.
b.
Henri Wallon acreditava que, a partir da adolescência, o desenvolvimento cognitivo era independente das interações afetivas e psicossociais, uma vez que, nessa fase, a maturação biológica sobrepuja esses fatores (afetividade e psicossocial).
c.
Enquanto uma criança escolhe uma roupa para um determinado momento, ou ocasião real, o adolescente pensa sobre opções e possibilidades de roupas, e ainda imagina-se em situações diversas que podem vir a acontecer. Esse é um exemplo de operatório-concreto (criança) e operatório-formal (adolescente).
d.
Explicitamente, para Lev Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo na fase de operações formais deve ser realizado apenas pelo professor, a partir da ideia que esse detém o conjunto de conceitos formais para a sua transmissão ao adolescente.
e.
Para os autores de teorias interacionistas, os adolescentes de décadas passadas, como em 1950, 1970 e 1990, por exemplo, tinham o mesmo aprendizado cognitivo que nos tempos atuais.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
letra C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás