A configuração nuclear formada por pai, mãe e filhos, denominada família, vivendo juntos no mesmo espaço e seguindo papéis sociais e culturais, de masculinos e femininos, é um fenômeno recente na história da humanidade. Trata-se de uma importante transformação que ocorreu com o advento da industrialização, na segunda metade do século XVIII na Inglaterra, devido à necessidade política de constituição de um espaço privado separado do espaço público.
A partir de então, à família foi incumbida a tarefa de assegurar a ordem social burguesa e de promover a formação das crianças em futuros cidadãos e trabalhadores. Dessa forma, o modelo nuclear heteronormativo, a família foi erigida como a matriz de identidade na constituição dos sujeitos. Embora tenha permanecido ao longo do tempo, esse modelo familiar tem passado por mudanças nas últimas décadas, que marcam uma passagem da família tradicional-patriarcal à família plural contemporânea. Esse novo modelo familiar vem se configurando paralelamente a um intenso processo de transformações nas relações entre os sexos, os gêneros e as identificações.
Nesse contexto, assinale a alternativa que representa a definição do significado da palavra família da nova edição do dicionário Houaiss.
a.
É um núcleo social de pessoas unidas por laços sanguíneos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária.
b.
É um núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária.
c.
É um núcleo social formado por um indivíduo do sexo masculino e um feminino, que compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária, cuja heteronormatividade tem a função de integrar e organizar o desenvolvimento do adolescente.
d.
É um grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto, composto por pai, mãe e filhos.
e.
É um grupo de pessoas que se arranja de forma tradicional.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Letra A
Explicação: O significado da palavra Família no Dicionário Houaiss mudou! Depois de uma grande campanha na internet, o verbete deixa de ser descrito como “Grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (especificamente o pai, a mãe e os filhos)” para ter um significado muito mais inclusivo, contemporâneo e sem preconceitos. Agora, o livro define a palavra como “Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantém entre si uma relação solidária”.
respondido por:
0
Resposta: Letra A
Explicação: .
É um núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos, que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás