"[. ] a morte é [. ], para a alma, uma migração [. ]. Se, de fato, [. ] é como o sono, a morte seria um maravilhoso presente. [. ] Se [. ] é como uma passagem, e, se é verdade o que se diz que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir [. ] maior do que este? [. ] Quero morrer muitas vezes, se isso é verdade [. ]. " – Sócrates Fonte: SOUZA, J. C de. Os pensadores. Pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999. P. 71-72. Este é um trecho da defesa que Sócrates fez de si mesmo ao ser julgado. Nesse momento, ele já havia sido condenado ao envenenamento e se dirigia aos juízes que votaram pela sua absolvição. Os discípulos de Sócrates tentaram resgatá-lo, mas ele se negou a fugir. Pode-se afirmar que uma característica socrática presente nesse trecho é: Escolha uma:
Respostas
Nos trechos apresentados, vemos a importância do conceito de verdade, ou seja, ele defendia que a busca pela felicidade estava justamente na forma como o indivíduo constrói o conhecimento, buscando colocar em prática a oratória, além do fundamento principal: ganhar o discurso. Alternativa A.
Como podemos observar o fundamento proposto por Sócrates?
Uma das principais fundamentações de Sócrates dialogava sobre a retórica deve ser utilizada como um recurso no discurso para que os indivíduos que estiverem interagindo no diálogo.
A partir da retórica, vimos a construção do olhar como uma base formadora para o discurso, ou seja, onde a interpretação possa construir o questionamento e a partir dele haja a crítica, realizando uma base
Completando:
A importância destacada à verdade, diferenciando-se do relativismo dos sofistas. b. O hábito de investigar a realidade até no momento da própria morte. c. A desvalorização da vida e a opção pelo suicídio. d. A vontade de morrer para satisfazer sua curiosidade. e. A imortalidade da alma como uma experiência prazerosa.
Mais sobre a filosofia grega:
https://brainly.com.br/tarefa/6396362
#SPJ4