"Não precisamos descrever as contingências de reforço para sermos afetados por elas. Os organismos inferiores presumivelmente não descrevem contingências, nem a espécie humana fazia isso antes de ter adquirido comportamento verbal. " No trecho acima, Skinner (1974) afirma que (marque a alternativa correta):
Respostas
Segundo a teoria behaviorista radical proposta por Skinner, não é necessário que haja a descrição do comportamento para que ele nos afete, como indica corretamente a alternativa B.
Skinner e o comportamento não verbal
A teoria de Skinner é pautada no ambiente e no sujeito, com a modificação interminável de um e outro. Para que isto seja melhor compreendido, é necessário que se entenda quem é o quê.
Em um breve resumo, o ambiente pode ser uma pessoa, um lugar ou um objeto. O papel deste, é eliciar comportamentos em um organismo (um individuo ou animal) para que este tenha uma resposta. A eliciação do comportamento não é proposital.
O indivíduo vem a ser o organismo eliciado o qual responderá de forma individual ao estímulo, sem a necessidade de que se explique o comportamento.
A exemplo disto, cães aprendem que receberão ração por um barulho específico que ocorre, emparelhado com o ato de colocar ração em um recipiente. O cão não precisa de uma linguagem complexa para entender, mas de uma assimilação de estímulos.
Complemento da questão — alternativas:
a. Ao descrever nosso próprio comportamento, podemos ensinar os outros membros da comunidade verbal a fazer o mesmo por meio do processo que Skinner denominou transferência.
b. Descrever nosso próprio comportamento não é condição necessária para que o ambiente afete nosso responder; exemplo disso é o comportamento de outras espécies, que é afetado pelas consequências mesmo sem que eles consigam descrevê-lo.
c. Apenas quando descrevemos nosso próprio comportamento (quando nos tornamos “conscientes”) é que as contingências passam a afetar nosso responder.
d. Descrever nosso próprio comportamento não é exclusividade da espécie humana; outras espécies animais também têm esse comportamento.
e. Se descrevemos nosso próprio comportamento, podemos afirmar que somos superiores às demais espécies.
Skinner — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/52160878
#SPJ4