O ano de 1848 marcou o continente europeu com movimentos que, a partir da França, tiveram rápida propagação nos grandes centros urbanos. Representaram, segundo HOBSBAWM, a primeira revolução potencialmente global.
“Como outras crises na política da classe governante europeia, coincidiu com uma catástrofe social: a grande depressão que varreu o continente a partir da metade da década de 1840. As colheitas [...] fracassaram. Populações inteiras como as da Irlanda, e até certo ponto também as da Silésia e Flandres, morriam de fome. Os preços dos gêneros alimentícios subiam. A depressão industrial multiplicava o desemprego, e as massas urbanas de trabalhadores pobres eram privadas de seus modestos rendimentos no exato momento em que o custo de vida atingia proporções gigantescas”. [...] HOBSBAWM, Eric. J. A Era das Revoluções (1789-1848). 4ª ed., Rio de janeiro, Paz e Terra, 1982, pp. 330-32
Sobre esses movimentos, leia as afirmações.
I. O conjunto de movimentos revolucionários que marcaram o ano de 1848 ficou conhecido como A Primavera dos Povos.
II. 1848, o ano das revoluções que teve a participação das camadas populares urbanas: artesões, operários e desempregados.
III. A onda revolucionária que varreu a Europa em 1848 teve como principal objetivo dos revolucionários, alcançar a liberdade e combater a opressão.
IV. A Primavera dos Povos é a denominação dada exclusivamente aos movimentos revolucionários Francês e Inglês do século XIX.
Sobre esses movimentos, leia as afirmações
a) I, III, IV, apenas.
b) I, II, IV, apenas.
c) I, II, III, apenas.
d) II, III, IV, apenas
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
letra c pq eu peguei do google
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás