• Matéria: Sociologia
  • Autor: EndermanGirlBr5142
  • Perguntado 3 anos atrás

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro" (FREYRE, G. Casa-Grande e senzala. Rio de Janeiro: Record, 1992, p. 307. ). Essa citação de Gilberto Freyre pode ser interpretada como: I. A existência de uma democracia racial no Brasil. II. A existência da miscigenação no Brasil. III. A fusão cultural presente na formação do povo brasileiro. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. B. Apenas a afirmativa III está correta. C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas. D. Apenas a afirmativa I está correta. E. As afirmativas I, II e III estão corretas

Respostas

respondido por: MadalenaBR
0

Gilberto Freyre defendia a existência de uma democracia racial no Brasil, assim como a miscigenação e a fusão cultural de diferentes povos na formação do povo brasileiro. Portanto, a Alternativa ''E'' está correta.

Gilberto Freyre

Foi um grande escritor, sociólogo - considerado um dos mais importantes do século XX - jornalista, poeta e pintor.

Democracia Racial

A principal teoria de Gilberto Freyre é a da ''Democracia racial'', muito criticada pelos defensores da luta contra o racismo.

Ao contrário do que era comum na época, Gilberto Freyre, adepto das teorias de Franz Boas, antropólogo alemão radicado nos Estados Unidos, dizia que a miscigenação racial era positiva.

Para Freyre, o Brasil colonial formou uma sociedade que integrou africanos, índios e brancos, e era isso que teria formado uma raça ''miscigenada'' mais forte, com uma cultura mais elaborada e intelectualmente mais capaz."

Entenda mais sobre Democracia Racial em:

https://brainly.com.br/tarefa/5273004

#SPJ4

Perguntas similares